Belmonte: filho Zanine é um dos fomentadores do Museu das cadeiras, primeiro no Brasil em design de móveis.
A um ano de seu centenário, Belmonte, na Costa do Descobrimento, vai entrar definitivamente nos anais da arquitetura e design brasileiros. A pequena cidade, que foi importante durante o ciclo do cacau, mas longe de ser um grande destino turístico, passa ser a única do interior do país a ter um museu dedicado ao design de móveis.
O Museu das Cadeiras Brasileiras, pré-inaugurado em novembro, vai funcionar em um casarão tombado, onde nasceu José Zanine Caldas, um dos maiores expoentes do modernismo brasileiro, aclamado como mestre da madeira. A ideia partiu de seu filho, o também designer Zanini de Zanine, junto do empresário Daniel Katz.
De acordo com Zanini, o museu já recebeu 60 cadeiras dos mais badalados designers brasileiros, como Humberto Campana, Paulo Alves, Carlos Vergara, dentre outros. O museu, que está sendo preparado para abrir oficialmente em 2019, ganhou projeto do renomado arquiteto paulistano Marcio Kogan e vai abrigar, também, o acervo de José Zanine, que inclui desenhos, peças de mobiliário, fotografias, maquetes e filmes.
A ideia de Zanini de Zanine é transformar o espaço em centro de referência para estudantes e profissionais de arquitetura e design, além de endereço da produção do design brasileiro. “Estamos treinando os monitores e desenvolvendo uma grade de cursos e residências artísticas com o objetivo de fomentar a produção do nosso design”, disse.
noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…