Deficiência de “vitamina d” diminui desejo sexual, dizem estudos.
Entre os diversos males à saúde que a falta de Vitamina D nos traz está a queda da libido, Isso pode até causar disfunção erétil. De acordo com estudos a vitamina D desempenha importante papel na libido em ambos os sexos porque impulsiona a produção de testosterona.
Uma pesquisa austríaca publicada no Journal of Clinical Endocrinology e feita 2.299 homens revelou que aqueles apresentavam altos índices de vitamina D tinham também maiores taxas do hormônio sexual masculino. Um outro trabalho científico, divulgado pela revista International Urology and Nephrology descobriu ainda que mulheres com disfunção sexual feminina contavam com níveis mais baixos de vitamina D no sangue.
Com base em 50 mulheres em período pré-menopausa, a pesquisa analisou que a vitamina estava ligada ao baixo desejo sexual, menor excitação, lubrificação da região íntima, menos orgasmos e satisfação, além de dores e desconfortos nas relações.
A maneira mais eficiente de obter vitamina D é através da exposição à luz solar. Ficar pelo menos 10 minutos por dia sob o sol já é suficiente para garantir benefícios. Mas mas alguns alimentos também ajudam a aumentar os níveis de vitamina D, como ovos, fígado, salmão, atum, sardinha, leite, iogurtes e cereais.
Noticia10/ Journal of Clinical Endocrinology
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…