MG: prefeitos do Vale do Jequitinhonha prometem acampar em Belo Horizonte pela liberação de verbas retidas pelo do Estado
Heber Gomes Neiva, o popular Vavá (PSB), prefeito de Caraí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ), esteve presente no recente encontro da União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha (UMVALE). A reunião foi realizada na última terça-feira (06), em Pedra Azul. Na pauta do encontro uma medida final dos prefeitos que compõe a associação pela liberação de dezenas de milhões de verbas constitucionais presas pelo governo estadual desde o início da atual gestão do governador Fernando Pimentel (PT).
Vavá se dispôs a participar do ato dos prefeitos em Belo Horizonte, onde os mesmos prevêem acompanhar em protesto pelo pagamento das verbas retidas pelo Estado junto aos municípios do Vale do Jequitinhonha Segundo reclamado pelos municípios, a Cidade Administrativa deixou de repassar milhões em recursos de direito direto das cidades via ICMS, Fundeb, IPVA e Piso Mineiro da Saúde.
O governador, em entrevistas e comunicados sobre o impasse com os prefeitos da região, que se arrasta desde 2016, não nega a dívida, porém, alega queda na receita pública estadual, endividamento herdado da administração tucana no estado, e falta de repasses também constitucionais e pontuais por parte da União.
Na reunião, vários prefeitos vêm dizendo que ‘no jogo do empurra’, as Prefeituras tem se virado como pode para manter o funcionamento dos serviços público sem dia. Em algumas cidades, o salário do funcionalismo chega a ser atrasado, bem como dificuldades no transporte dos estudantes da zona rural tem sido constantes.
Vavá lembrou que os municípios do nordeste mineiro apresentam o pior IDH de Minas Gerais, sendo os que mais sofrem com a retenção em verbas constitucionais, visto que grande parte da população e os serviços públicos idem dependem destes recursos, que em boa parte custeiam o dia da dia da região.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…