Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares sedia encontro da Sudene para dialogar sobre desenvolvimento regional
Espírito Santo - 17 de outubro de 2018

Linhares sedia encontro da Sudene para dialogar sobre desenvolvimento regional

Uma manhã inteira de apresentações técnicas com olhares voltados ao desenvolvimento regional. Assim foi a agenda de atividades propostas pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano, e a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) nesta terça-feira (16). O encontro realizado no auditório da Findes reuniu gestores municipais, secretários de Desenvolvimento, Planejamento e Finanças dos 28 municípios que estão inseridos na área de atuação da Sudene.

Além de promover a articulação entre os agentes públicos, o encontro também pretendeu socializar experiências na área e convergir esforços com vistas a criar uma agenda comum voltada ao desenvolvimento da área de atuação da Sudene, por meio do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste – PRDNE e o Programa Mais Gestão Municipal.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, avaliou que o encontro foi uma oportunidade para ampliar o conhecimento sobre as ações da Sudene, sobretudo a operacionalização do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. “Ainda falamos em reinício de economia. Ainda falamos em crise. Se o poder público fornecer infraestrutura para fomentar e alavancar a região, há a necessidade de os nossos empresários conhecerem métodos e critérios técnicos para que se possa expandir o desenvolvimento”, comentou.

Ele avalia que os esforços estão concentrados na articulação de ações para a construção de um plano de desenvolvimento voltado aos municípios que estão inseridos na área da Sudene. “Vamos destacar as potencialidades econômicas destas cidades e projetar cenários para balizar a tomada de decisão na administração pública com vistas a superar os entraves para o desenvolvimento dessas localidades”, pontuou Guerino.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni, ressaltou que a agenda tem como objetivos mobilizar e articular os atores das regiões norte e noroeste do Estado, área de atuação da Sudene, em torno de uma agenda comum de desenvolvimento sustentável para região, que incluiu discussões que envolvem a infraestrutura, a implantação de projetos rurais, agroindustriais, industriais e de comércio e serviço; o fortalecimento dos sistemas produtivos locais, ciência, tecnologia e inovação, educação e questões urbanas.

“Não há como tratar do desenvolvimento de uma determinada região de forma unilateral. Neste sentido, a parceria com a Sudene e a importância de suas ações em muito contribui para a evolução da economia regional”, explicou o secretário. Lorenzoni pontua que é necessário dialogar uma agenda comum de investimentos que tenham como objetivo a diversificação, o fortalecimento, a ampliação e a modernização da dinâmica econômica da região, buscando a ampliação da geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…