ES: Blocos de granito soltos nas carretas ameaçam vida dos capixabas
O transporte dos blocos de mármore e de granito no Espírito Santo é feito sem a amarração da carga ao veículo, determinada por lei. Desta forma, coloca em risco a vida dos capixabas. Apesar dos riscos e dos frequentes acidentes envolvendo este tipo de carga, há omissão das policias – PRF, PM e guardas municipais – na fiscalização do transporte.
O transporte é disciplinado pela Resolução Contran nº 552, de 17/09/2015. Há emendas no texto feitas pela Resolução Contran nº 676 de 21/06/2017. As resoluções determinam que o transporte de carga deve ser feito com amarração. Os blocos, como os de granito, mármore e de contêineres devem ser amarrados com cabos de aço, devidamente presos à carroceria do veículo.
Sem fiscalização das Policias Rodoviárias Federal (PRF), Polícia Militar e das guardas municipais, o risco de estas cargas pesadas caírem sobre os transeuntes é enorme. Casos de acidentes com este tipo de carga são frequentes, como registrados na imprensa e nas redes sociais. De nada tem valido as denúncias frequentes. O transporte irregular continua sendo feito em todo o Estado, inclusive na Grande Vitória.
Noticia10/seculodiario
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…