Home Sem categoria Crianças elaboram carta para protestar contra a poluição das praias pelas garrafas da Heineken na Bahia.
Sem categoria - 21 de agosto de 2018

Crianças elaboram carta para protestar contra a poluição das praias pelas garrafas da Heineken na Bahia.

Inconformadas com a grande quantidade de garrafas de cerveja da cervejaria Heineken, aquelas long neck verde, jogadas pela praia, um grupo de crianças do balneário de Cumuruxatiba, município do Prado no extremo sul da Bahia, orientados, claro, por adultos que transcreveram suas indignações, encontraram uma forma bem interessante de promover um manifesto, redigiram uma carta endereçada a Heineken. A Heineken é uma cervejaria holandesa, fundada em 1863 por Wandscheer Heineken na cidade de Amsterdã, possui cerca de 140 cervejarias em mais de 70 países e tem visto no Brasil o seu consumo crescer principalmente entre os jovens, um público que nos últimos anos também tem crescido bastante no balneário.
Olá, Heineken.

Bom dia.
Primeiro, vamos nos apresentar. Somos um grupo de crianças que, apesar de todas as mazelas do país (e não são poucas), tivemos o grande privilégio de nascer em um pequeno paraíso chamado Cumuruxatiba. Cumuru, para os íntimos.
São praias limpas e seguras. O que deixa nossos pais bem tranquilos e nossa liberdade garantida.

É claro que não é perfeito. Ou não estaríamos falando do Brasil. Mas é o paraíso que temos. Onde nossos pais ganham a vida e se desdobram para garantir a nossa.
Mas nos últimos anos surgiu uma nova praga por aqui. Umas garrafas verdes, com seu nome escrito nelas. E se multiplicam mais do que caramujos africanos. Até enfeitamos um espaço de brincadeiras com algumas delas. Mas são muitas. Não vamos dar conta nem que enfeitemos a vila inteira.
Conversamos com adultos, professores, etc. E vieram as descobertas:

1 – O conteúdo das garrafas verdes é cerveja (a gente nem imaginava, porque a cerveja que o pessoal daqui toma vem em umas garrafas marrons).

2 – Todas as cervejas vendidas aqui, as pessoas têm que levar uma garrafa. Depois o caminhão leva as garrafas de volta para as fábricas para usar de novo. A professora ensina sobre isto quando fala em ecologia, economia, lixo e reciclagem.

3 – A cerveja da garrafa verde não precisa. Ela é bem mais cara. Mas a pessoa pode apenas jogar a garrafa fora (pagam para produzir lixo). “Que luxo”. Só que não tem “fora”. Fica tudo no lixão, é claro (este é outro assunto).

4 – Temos certeza que você sabe quanto tempo uma garrafa de vidro fica na natureza. E quanto custa produzir uma.

Dito tudo isso, fazemos nosso pedido. Heineken, venha buscar seu lixo. Não estamos pedindo que limpe nossa comunidade. Apenas que não contribua com sua poluição.

Então, se você quiser nos conhecer, conversar mais um pouco, venha tomar uma água-de-côco com a gente (ainda não podemos beber da garrafa verde), jogar bola na areia, sentir o sol e um pouco da alegria que é ser livre por aqui.
Claro que pedimos ajuda a adultos para escrever esta carta. Ainda não sabemos fazer isto direito. Mas o que está escrito aí foi o que falamos. Eles apenas deram forma.
Um grande abraço das crianças de Cumuru.
noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…