São Mateus: Licenciatura em Educação do Campo abre inscrições
O próximo vestibular do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está com inscrições abertas até o dia dois de setembro, sendo as provas marcadas para o dia 30 do mesmo mês.
O curso é uma importante conquista dos movimentos sociais capixabas, que há anos reivindicavam uma formação na área que respeitasse a Pedagogia da Alternância, possibilitando que agricultores e filhos de agricultores, seja em comunidades campesinas, quilombolas, ribeirinhas, assentamentos ou acampamentos de Reforma Agrária, pudessem participar.
As primeiras turmas, iniciada em 2014 em São Mateus e Vitória, estão se formando neste mês. E, desde então, centenas de jovens e adultos, moradores das zonas rurais capixabas, estão ingressando na universidade, engrossando o contingente de profissionais aptos a atuarem em Educação do Campo em escolas dos quatro cantos do Estado.
Além dos povos tradicionais, o curso também tem aberto um novo horizonte para pessoas oriundas da cidade que migraram para o campo. É o caso da pedagoga Elaine Rodrigues, que fez o “êxodo urbano” há dois anos e viu, na Licenciatura em Educação do Campo, uma chance de voltar a trabalhar com educação, mas agora no lugar que escolheu para viver, longe dos centros urbanos.
O curso é presencial por três dias no mês, chamado Tempo Universidade, geralmente de quarta a sábado, sendo que as despesas de transporte, hospedagem e alimentação nesse período são custeadas pela Universidade. No Tempo-Comunidade, os alunos desenvolvem pesquisas sobre a sua região e recebem os professores periodicamente, para estudarem melhor as realidades de cada comunidade.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…