Brasil confirma 6 mortes por sarampo e mais de 1,2 mil casos
O Brasil confirmou até esta terça-feira (14) seis mortes por sarampo: quatro no estado de Roraima, das quais três são estrangeiros; e duas no Amazonas. Os dois estados enfrentam atualmente surtos da doença.
O óbito mais recente, o segundo no Amazonas, foi confirmado nesta terça, mas aconteceu em 12 de julho. A vítima é um bebê de sete meses, no município de Autazes. O diagnóstico foi apresentado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do estado.
De acordo com boletim do Ministério da Saúde, o Amazonas confirmou 910 casos de sarampo e outros 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram confirmados 296 casos e 101 estão em investigação. Há ainda casos isolados e relacionados à importação nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).
Em nota, a pasta informou que, entre os casos confirmados, 17 foram atendidos no Brasil, mas residem na Venezuela. O ministério ressaltou que os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no Brasil é o mesmo que circula na Venezuela, onde um surto da doença é enfrentado desde 2017.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…