ES: Produtores rurais preservam matas nativas, plantam novas árvores e protegem nascentes
Reverter a degradação que a natureza vem sofrendo no decorrer dos anos com o progresso desenfreado é uma tarefa muito difícil, que demanda tempo e dedicação, e que demorou muito para se tornar pauta do poder público. No Espírito Santo, o Programa Produtor de Água, da Agência Nacional das Águas (ANA), que tem como objetivo a redução da erosão e assoreamento dos mananciais nas áreas rurais, algo extremamente urgente, ainda está em fase de implantação. Já o programa Reflorestar, do Governo do Estado, que inicialmente tinha o objetivo de recuperar 80 mil hectares de Mata Atlântica no Espírito Santo até 2018, redefiniu o prazo para 2020, para se chegar a este objetivo.
Mesmo assim, alguns dos produtores rurais que fazem parte do Reflorestar estão indo além das expectativas. É o caso do senhor Elias Cassimiro e de sua esposa Edna Moreira, que já implementaram em sua propriedade em São Roque do Canaã, na região capixaba dos imigrantes , ações sustentáveis voltadas para a conservação da vegetação nativa e recuperação da cobertura florestal, promovendo também a restauração do ciclo da água. Este é o terceiro ano que eles participam do Reflorestar.
“Nossa primeira ação foi manter as árvores nativas que tínhamos em pé, APP (Áreas de Preservação Permanente) e agora plantamos mudas de árvores, mantendo corredor passivo, e recuperando outras áreas dentro da propriedade. Nossa área de preservação era de 4.9 hectares e isso aumentou com as áreas que deixamos de roçar. No rio já não desce mais aquela área suja que descia e tudo isso vai favorecer ao rio em longo prazo”, contou o senhor Elias.
Ele afirma que já plantou mais de mil árvores em sua propriedade e também tem trabalhado na recuperação das nascentes dentro de seus domínios. “Quando você vê uma árvore que plantou, crescendo e saindo é muito gratificante. No futuro, os filhos e netos vão falar dos antepassados que plantaram e a propriedade ficou muito mais bonita. Onde tinha nascente, paramos de mexer, e está fechando tudo de árvore em volta”, diz o produtor, exclamando o prazer de trabalhar na roça.
Noticia10/eshoje
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…