Teófilo Otoni: Feira Internacional de Pedras Preciosas começa no dia 15 de agosto
Teófilo Otoni sedia de 15 a 19 de agosto próximo, no Centro de Convenções Expominas, a 28ª Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP). O evento é realizado anualmente através de uma parceria entre a Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Jóias do Brasil-GEA, a Associação dos Corretores e Comerciantes de Pedras Preciosas-ACCOMPEDRAS e a Prefeitura Municipal.
A feira reúne uma grande quantidade e variedade de pedras preciosas, semi-preciosas, artesanato mineral e espécimes de gemas de coleção. São todas as qualidades de gemas produzidas no país – tanto brutas como lapidadas – e também espécimes de coleção, além de artesanato e bijuterias em pedras. Entre os produtos em exposição e para comercialização destacam-se as pedras preciosas brutas e lapidadas.
São belos exemplares de berilos, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras, além de espécies para colecionadores, jóias, artesanato mineral, máquinas, equipamentos, serviços e órgãos oficiais. A feira, o maior do gênero da América Latina, atrai mais de 20 mil compradores, expositores e visitantes do Brasil e do exterior, que movimentaram toda a região de Teófilo Otoni.
São registrados expositores e visitantes provenientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, além de visitantes e comerciantes da Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Itália, Noruega, Austrália, Índia, China, Japão, Tailândia, Hong Kong e Ilhas Virgens.
Durante todo os quatro dias de feira o visitante e expositor contará com vigilância eletrônica 24 horas, policiamento, intérprete em inglês, japonês, alemão, espanhol, informações sobre a cidade e acompanhamento policial para os expositores que transportarem valores do hotel e aeroporto. No período do evento também serão oferecidos passeios em garimpos ativos de pedras preciosas da região.
Este ano a FIPP promoverá no dia 18 de agosto, o 1º Concurso de Melhor Lapidário de Teófilo Otoni e região. Será avaliado o corte, melhor lapidação, design inovador e grau de dificuldade. A lapidação deverá ser a mão livre e o uso de catraca desclassifica o candidato. As inscrições já estão abertas no escritório da GEA. Para se inscrever o interessado deverá levar 2kg de qualquer alimento não perecível, que será doado ao asilo Recanto Frei Dimas.
Noticia10/ascom
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…