Home Cidade e Região Bahia Itabela: Condições climáticas será tema de palestra na 12º Festa do Café Conilon
Bahia - 23 de julho de 2018

Itabela: Condições climáticas será tema de palestra na 12º Festa do Café Conilon

De acordo com dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o Brasil exportou mais de 30 milhões de sacas de café no período de julho de 2017 a junho deste ano. Números expressivos na receita do país e de grande relevância para o agronegócio. Muito além do objetivo em produzir uma safra recorde, a qualidade do grão conta com uma série de indicadores para alcançar um bom resultado que estão diretamente ligados às condições climáticas.

A Festa do Café do Conilon de Itabela, evento que está em sua 12ª edição, sempre priorizou momentos que proporcionem conhecimento técnico e troca de experiências sobre o setor. Esse foi um dos motivadores para definição de temas e palestrantes desta edição. O ciclo de palestras da Festa do Café começará no sábado, 25 de agosto, às 9 da manhã, no Rotary Clube, com a palestra “Diagnóstico e Tendências do Clima para os Próximos 10 anos”, ministrada por Luiz Carlos Molion. Físico, Phd em meteorologia e pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisas Espaceias (Inpe), Luiz Carlos apresentará informações que indicam um resfriamento do clima na próxima década e os possíveis impactos na produção de alimentos. A palestra é uma oportunidade em debater a temática com os produtores de café da região e antecipar a criação de alternativas para enfrentar as tendências climáticas e possíveis impactos na produção.

Está é a segunda vez que Molion ministra palestra na Festa do Café de Itabela. O professor é conhecido nacionalmente por apresentar novas perspectivas sobre o clima e suas relações com o homem e a produção de alimentos. Para o professor, o planeta vive ciclos de aquecimento e resfriamento e esse processo sempre existiu, sem referência com a produção de gás carbônio ou ação humana.

De acordo com o presidente do Sindicato do Produtores Rurais de Itabela, Gilberto Borlini, os temas desta edição foram definidos conforme as principais dificuldades que os produtores enfrentam. Além dos produtores de café de Itabela, Borlini também espera a participação de produtores de outras culturas na região. “A Festa do Café gera oportunidade de conhecimento para o agricultor e fortalecimento do agronegócio da nossa região. Contamos com a presença dos agricultores da região em todas as palestras, ” disse Gilberto Borlini.
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…