Home Cidade e Região Minas Gerais Felisburgo: vai começar o Festival, Festival de cultura popular do Vale do Jequitinhonha.
Minas Gerais - 20 de julho de 2018

Felisburgo: vai começar o Festival, Festival de cultura popular do Vale do Jequitinhonha.

Um novo capítulo para a grande festa do Vale do Jequitinhonha Neste domingo, 22 de julho, começa uma nova edição de um dos maiores encontros de cultura popular do Vale do Jequitinhonha: o FESTIVALE. Desta vez, a cidade de Felisburgo, situada no baixo Jequitinhonha, tem o prazer de ser a anfitriã do evento. Como todos os anos, o FESTIVALE celebra, durante toda uma semana, a música, a dança, a poesia, o artesanato, a culinária, a literatura, o folclore e os contadores de “causos” do Vale.

Com quase 7000 felisburgenses, esta cidade, predominantemente agropecuária, foi escolhida para receber artistas de todos os cantos da região, como Arangio, Saldanha Rolim e Miltinho Edilberto, entre outros. Felisburgo se caracteriza por ser festiva, jovial e por sua produção de leite, gado de corte, feijão, mandioca e milho. O nome da cidade teve sua origem nas ideias do poeta João Batista Lopes de Figueiredo, que considerava os moradores daquelas terras um povo feliz. Com essa marca de nascença, Felisburgo faz da simplicidade e da hospitalidade suas maiores qualidades.

As atrações mais esperadas Entre as diferentes atrações que compõem o evento e fazem vibrar o Vale é impossível não pensar em dois grandes momentos: a Noite Literária e o Festival da Canção. Na Noite Literária, haverá um concurso de poesia escrita e falada. A celebração da poesia começa na terça-feira (24), no Teatro Municipal de Felizburgo, às 20 horas. Serão dez poetas apresentando suas composições por meio de uma performance diante do público e de um corpo de jurados que escolherá os ganhadores do certame. Por sua vez, o Festival da Canção tem suas origens na própria fundação do FESTIVALE quando, em 1979, concretizou-se o primeiro “encontro dos compositores do Vale do Jequitinhonha”.

Hoje, depois de mais de trinta anos de fortalecimento, congrega músicos e compositores da região, sendo uma notável vitrine para os artistas locais. Ao todo, serão 20 apresentações distribuídas entre a próxima quarta (25) e quinta-feira (26), finalizando com as premiações dos vencedores, na sexta-feira (27). Vale lembrar que o festival já revelou artistas da terra de grande destaque no cenário regional e nacional, como Paulinho Pedra Azul, Rubinho do Vale e Pereira da Viola.
Noticia10/ascom

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…