Teixeira de Freitas: vai começar o maior espetáculo musical do Extremo Sul da Bahia
Uma semana inteira de música, de 23 a 28 de julho. Está chegando o VI Encontro de Cordas do ICED (Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento), em Teixeira de Freitas. Uma leitura artística que vai unir a sanfona nordestina, que alegra qualquer ambiente, com o erudito, que encanta plateias mundo afora.
A entrada sempre é gratuita e neste ano, as apresentações irão acontecer em dois endereços. De segunda a quarta, na sede do projeto Escolas Culturais (no Cetepes) e de quinta a sábado, no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial). O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Durante o Encontro de Cordas, um critério de participação é que o músico inscrito seja membro de um programa social, a exemplo do Orquestrando Futuros, desenvolvido pelo próprio ICED e outros tantos da Bahia, Brasil e até do exterior. Da preparação até o evento, corações, instrumentos, vozes e emoções andam afinados.
São mais de trezentos músicos: crianças, adolescentes e jovens. Até o momento, se inscreveram representantes de treze localidades baianas, além dos convidados que chegam de São Paulo, de Pernambuco, da Venezuela, da Colômbia, da França… Juntos, eles formarão grupos para estudos, ensaios e apresentações. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de julho e podem ser feitas no site do ICED.
No espetáculo, ora a sanfona nordestina interpretará o repertório erudito, ora o erudito se renderá ao molejo do forró. Uma troca “mágica” que tira o menino da rua e o coloca no palco para que aprenda a ser protagonista da própria vida. Além disso, como bem disse o maestro Orley Silva, diretor artístico do ICED, “A música encanta a plateia e educa o menino, por meio da disciplina e dos valores sociais”.
Ao longo das edições, a estrela sempre foi, e permanece sendo, a música. Se em 2017, a homenagem foi ao Movimento Armorial e trouxe evidência ao grande Ariano Suassuna, em 2018, os holofotes estarão na sanfona – ou para quem prefere, no acordeão, ou mesmo gaita, como chamam os sulistas. Sendo assim, o Rei do Baião é quem baila em nossa memória. Impossível falar de sanfona e não lembrar dele, o eterno Luiz Gonzaga, que estará presente no VI Encontro através do seu legado.
A programação do VI Encontro de Cordas contempla o II Seminário Pedagógico da Rede de Projetos Orquestrais do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), que se somarão às aulas (Master Class) de canto e instrumentos. Além disso, paralelamente, acontece o III Colóquio Nacional de Educação Musical que neste ano tem o tema: “O Ensino Coletivo de Música em Espaços Não Formais Como Recurso Didático no Processo de Formação Docente”. Os interessados devem se inscrever, também no site do ICED.
Um dos grandes objetivos dos Encontros de Cordas é de ser uma vitrine para os jovens talentos, que encontram ali uma oportunidade ímpar de vivenciar a experiência do palco e o contato com a plateia. Neste ano, a abertura, dia 23, segunda-feira, será no palco do projeto Escolas Culturais no Cetepes, com a Camerata do ICED. Na terça-feira, no mesmo endereço, se apresentará a Orquestra do Sisal, de Conceição do Coité, que como sugere o nome, toca em instrumentos feitos de sisal. A quarta-feira, mais uma vez no Cetepes, será temática: o Dia da Sanfona, com a Orquestra Regional.
Na IBM a programação começa na quinta-feira. Por lá, o primeiro concerto terá a Camerata do ICED e o destaque serão os solistas. Na sexta-feira o show fica por conta da Camerata do Encontro, formada por músicos que se destacarem durante o evento. O regente, será o venezuelano Eduardo Salazar. Mais uma vez sob o comando do maestro Salazar, o concerto de encerramento acontecerá no sábado, numa grandiosa apresentação que reunirá a Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais e a Orquestra Infantil. Você está convidado, participe!
Noticia10/Michele Ribeiro
Casagrande transfere capital para São Mateus e fala sobre investimentos estratégicos para a Região Norte capixaba
O governador Renato Casagrande realizou nesta quarta-feira (20) a transferência simbólica …