Home Entretenimento ES: Mostra Produção Independente apresenta audiovisual capixaba no cinema
Entretenimento - 3 de julho de 2018

ES: Mostra Produção Independente apresenta audiovisual capixaba no cinema

O crescimento da produção audiovisual capixaba é notável nos últimos anos: em quantidade e qualidade, as obras aparecem principalmente nos festivais e lançamentos. A Mostra Produção Independente, realizada pela Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Brasil do Espírito Santo (ABD Capixaba), tem sido uma das vitrines importantes para conhecer essas obras. Com realização anual, sua 13ª edição acontece na próxima semana, entre os dias 2 e 5 de julho no Cine Jardins, além de uma “pós-mostra” no Cine Metrópolis nos dias 6 e 7.

Dentro da Mostra Competitiva, de segunda a quarta-feira, serão exibidos 25 curta-metragens de realizadores do Espírito Santo que transitam por diversos gêneros como ficção, documentário, animação, videoclipe e videoarte, e serão avaliados por um júri, concorrendo à premiação. Após as sessões há debate com os realizadores, o que permite entender melhor as obras, sua produção, e outras temas que envolvem as questões técnicas e as realidades retratadas nos filmes.

Neste ano, o tema da mostra é “Novos Rumos”, buscando destacar a diversidade no olhar cinematográfico a partir da produção feita por e com grupos menos privilegiados na sociedade brasileira. Temas como mulheres, cultura negra, LGBTQ e outros grupos sociais aparecem nos curtas que serão exibidos.

“O cinema acompanha a sociedade, é uma espelho dela. E a sociedade está gritando que não é mais possível suportar essa pressão e preconceito contra esses grupos sociais. Estamos expressando isso nos filmes”, diz Leandra Moreira, produtora negra e atual presidente da ABD Capixaba. “Não acho que a produção do Espírito Santo seja diferente da nacional, estamos crescendo com mais filmes e melhor qualidade, o que é uma tendência no Brasil”, diz.

Além da Mostra Competitiva, a programação vai incluir outras atividades como uma Mostra Paralela (quinta-feira) com filmes convidados, homenagem à atriz Suely Bispo, reunião do Fórum Audiovisual Capixaba, e lançamento da oitava edição da Revista-Catálogo Milímetros e do DVD-Coletânea com os filmes selecionados para a Mostra Competitiva.

“Essa talvez seja a única mostra hoje específica e exclusiva de curtas capixabas. Temos um cuidado grande em relação à projeção e buscamos dar o mesmo espaço e forma de exibição para todos, sejam cineastas consagrados, diretores de longa-metragens, ou para jovens que estão iniciando a carreira”, ressalta Leandra. Para isso, ela explica que a ABD realizou a conversão para digital dos filmes que necessitavam para garantir a melhor qualidade possível.

Apesar do crescimento da produção capixaba, a busca por mais espaços para circulação e exibição ainda é um uma luta que deve continuar sendo travada, segundo a presidente da ADB Capixaba. Poucos são os filmes aqui produzidos que entram em cartaz nos cinemas e muitos ficam restritos a exibições nas mostras de filmes. Os curtas e médias metragens também encontram dificuldades, mas há boas oportunidades em outros espaços, como televisão e internet.

E voltando a falar da Mostra Produção Independente… quando parece que vai acabar, ela continua. Ou melhor, a “pós-mostra” começa, pois haverá dois dias de atividades posteriores (sexta-feira e sábado) no Cine Metropolis, nas quais além de obras capixabas, entrarão exibições de curta-metragens de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco.
Noticia10/seculodiario

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…