BA: Governo firma acordo na Índia para fabricação de biofármacos
Depois da passagem pela China, a equipe do governador Rui Costa foi até Pure, na Índia, para acordar a implantação de uma empresa de fabricação de biofármacos, constituídos a partir de organismos vivos, dentro do sistema do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec). A empresa indiana Gennova Biopharmaceuticals Limited, especializada na área, será responsável pela transferência de tecnologia para a produção dos medicamentos biológicos na Bahia.
Em reunião nesta terça-feira (12), um protocolo de intenções foi assinado ratificando a associação e o interesse mútuo da Gennova e do Cimatec, com o apoio do Governo do Estado, para que, a curto prazo, a Bahia já possa fabricar esses medicamentos. Além do vice-governador, João Leão (PP), e do presidente da Gennova, Sanjay Singh, estavam presentes no encontro o senador, Roberto Muniz, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Antônio Alban, o diretor de Tecnologia e Inovação do Cimatec, Leone Andrade, e o cientista chefe de pesquisa da unidade de ensino, Roberto Badaró.
Os Biofármacos são medicamentos originados a partir de um processo biológico, capazes de agir praticamente de forma individualizada em determinados tratamentos, ampliando as possibilidades de cura e minimizando os efeitos colaterais. Os medicamentos são administrados por injeções ou infusões, direto na veia, e tratam doenças como do coração e coronárias, AVC, autoimunes, artrite reumatoide e alguns tipos de câncer.
Noticia10/secomBA
Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório
Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…