BH sedia 19ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha
A tradicional Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG, em sua 19ª edição, acontece até o próximo sábado, 12 de maio, na Praça de Serviços Campus Pampulha da UFMG. Gratuita e aberta ao público, a Feira conta com a presença de cerca de 90 artesãos, incluindo o povo Aranã e Cinta Vermelha de Araçuaí representados por 42 associações de 25 municípios (Almenara, Araçuaí, Berilo, Capelinha, Caraí, Chapada do Norte, Couto de Magalhães, Datas, Presidente Kubistchek, Diamantina, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Itaobim, Taiobeiras, Veredinha, Medina, Palmópolis, Jequitinhonha, Padre Paraíso, Itinga, Minas Nova, Rubim, Gouveia, Ponto dos Volantes e Turmalina).
Estima-se um público de aproximadamente 15 mil pessoas, as quais Maria Aparecida Moura, coordenadora do evento, espera que tenham contato com os saberes e fazeres do Vale. Moura destaca que a Feira é um momento rico para experiências, compartilhamentos e para a cultura, dando continuidade e fortalecendo a parceria de tantos anos entre a UFMG e os artesãos. Serão expostas peças de cerâmicas, cestarias, bordados, acessórios, tecelagens, esculturas e pinturas e um público de aproximadamente 15 mil pessoas. Além da exposição e da comercialização dos produtos artesanais, acontecerão apresentações musicais de artistas do Vale, fazendo da Feira um espaço mais diverso e plural.
Homenagear o ofício, os municípios e a longevidade dos artesãos e mestres é uma tradição da Feira. Nesta edição, a Mestra Maria Terezinha Alves do Município de Presidente Kubistchek e a Mestra Maria das Dores Santos do município de Berilo, serão homenageadas por “deter e transmitir os saberes tradicionais para as novas gerações”, segundo Marizinha Nogueira, co-coordenadora do evento. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão em parceria com a Diretoria de Ação Cultural, da Diretoria de Governança Informacional (Programa Saberes Plurais) e do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha.
Noticia10/ascom
Relógio no braço direito ou esquerdo? Especialista desmistifica o mito sobre o lado “certo” para usar o acessório
Há décadas, a questão de qual braço é o mais adequado para usar o relógio de pulso despert…