Home Cidade e Região Espírito Santo ES: Indiciamento de empresário no estado por fake news será usada como referência pelo TSE contra notícias falsas.
Espírito Santo - 15 de janeiro de 2018

ES: Indiciamento de empresário no estado por fake news será usada como referência pelo TSE contra notícias falsas.

A Polícia Federal (PF) indiciou um empresário do Espírito Santo pelos crimes de divulgação de pesquisa fraudulenta e embaraço ao livre exercício de sufrágio (voto). A investigação o relacionou à criação de uma página falsa que imitava o Gazeta Online na noite da véspera da eleição de 2014. É a primeira vez que uma pessoa é indiciada por compartilhar fake news no Estado, segundo a PF.

O conteúdo apresentava uma pesquisa eleitoral inverídica, sem qualquer relação com as sondagens oficiais reportadas pelos veículos da Rede Gazeta. Segundo a revista “Veja” desta semana, essa investigação será usada como referência pelo grupo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para elaborar estratégias de combate às fake news nas eleições deste ano.

“É um caso paradigma. Mediante perícias adequadas, é possível, sim, chegar aos responsáveis por hospedar e divulgar”, afirmou o delegado Vitor Moraes Soares, delegado regional de Combate ao Crime Organizado da PF. O inquérito foi aberto no dia 5 de outubro de 2014 e fechado em 5 de julho de 2017. Agora, cabe ao Ministério Público Eleitoral oferecer ou não denúncia contra o empresário.

A primeira notícia-crime contra o episódio foi apresentada em 2014 pelo advogado de campanha do governador Paulo Hartung (PMDB), Rodrigo Lisboa. “Quando fizemos a notícia-crime, no dia da eleição, levamos tudo o que pudemos colher de informações”, disse. Em 27 de novembro de 2017, o juiz eleitoral Victor Ribeiro Pimenta, de Vitória, transferiu a responsabilidade pelo processo a um magistrado de Vila Velha porque o município seria o local onde a publicação fraudulenta se originou.
Noticia10/ascom

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…