Belezas do Espírito Santo são destaque em exposição na Bulgária
A exposição “Capixaba – a diversidade como identidade” será destaque na Semana da Cultura Brasileira de Sófia, na Bulgária. Ao todo, serão 30 fotografias que revelam um Espírito Santo multicultural no evento que começa na próxima segunda-feira (30). As imagens foram registradas pelos fotógrafos Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo.
“Essa mostra nos permitiu apresentar o nosso trabalho pessoal, que produzimos ao longo dos anos nas andanças que fizemos por todo o Estado. São imagens que retratam um pouco da cultura, das cidades e dos ícones capixabas”, afirma Lordêllo.
As fotografias trazem os italianos, portugueses e pomeranos, que representam as origens do povo capixaba. O congo, a folia de reis, o ticumbi, o carnaval e a panela de barro, retratam a cultura do Estado. O Convento da Penha, a Pedra Azul e as dunas de Itaúnas representam alguns dos ícones do Espírito Santo.
Tadeu Bianconi ressalta que esta será um ótima oportunidade dos búlgaros conhecerem o Estado por meio de um olhar mais poético. “É um Espírito Santo fora do senso comum. Colorido e preto e branco, do jeito que nós o enxergamos intimamente”. O texto de apresentação da mostra é do escritor e jornalista Adilson Vilaça, e a curadoria é do fotógrafo francês, radicado na Bulgária, Pierre Ethiene-Jay.
Os fotógrafos Gabriel Lordêllo e Tadeu Bianconi viajam para a Bulgária com apoio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), que, por meio do Edital de Locomoção, custeou as passagens para a cidade de Sófia.
Noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…