BA: Colégios estaduais começam aplicar Prova Brasil na próxima segunda-feira
Os estudantes da rede estadual de ensino devem participar, a partir desta segunda-feira (23), da aplicação das provas nacionais de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)/Prova Brasil 2017. As provas serão realizadas em um único dia nas escolas, até 3 de novembro próximo, de acordo com agendamento prévio feito pela empresa responsável pela aplicação. Esta avaliação é fundamental para o replanejamento de ações pedagógicas, buscando a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagens.
A Prova Brasil inclui estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e da 4ª série da Educação Profissional, contemplando as escolas públicas das zonas urbanas e rurais. A avaliação do Saeb contribui para a obtenção de um diagnóstico da Educação Básica, que também subsidiará a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal.
De acordo com a superintendente de Gestão da Informação da Secretaria da Educação do Estado, Cristiane Ferreira, o objetivo não é reprovar ou aprovar o aluno, mas obter um diagnóstico sobre o que os estudantes aprenderam em Língua Portuguesa e Matemática, durante os anos de estudo. “É muito importante a participação de todos os professores neste trabalho de sensibilização junto aos estudantes da rede, para que eles façam a prova de forma mais consciente e responsável”. Ela enfatiza que as famílias também têm um papel fundamental no sentido de estimular os filhos a participarem do processo.
As avaliações irão testar conteúdos ligados à leitura e interpretação de textos diversos (charges, piadas, tirinhas, contos, crônicas, cartas, fábulas, poemas, propagandas), no caso de Língua Portuguesa, e questões voltadas aos temas espaço e forma; grandezas e medidas; número e operações/álgebra e funções; e tratamento da informação, no caso de Matemática.
Nesta edição, o Saeb/Prova Brasil deixou de ser amostral para os estudantes do 3ª série do Ensino Médio e passou a ser censitária, envolvendo também os estudantes da 4ª série da Educação Profissional. As provas serão aplicadas na Bahia pela Fundação Getúlio Vargas e o tempo para a realização é de duas horas e 30 minutos. Os professores e gestores escolares podem obter maiores informações sobre o processo, por meio da Cartilha do Saeb. O material, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está disponível para download no Portal da Educação.
Noticia10/secomBA
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…