Home Cotidiano Economia MG: ONU inicia coleta de dados sobre produção de carvão vegetal
Economia - 29 de julho de 2017

MG: ONU inicia coleta de dados sobre produção de carvão vegetal

A Organização das Nações Unidas (ONU) disponibilizou em sua plataforma de voluntariado online, na internet, o pedido de pesquisa sobre produção de carvão vegetal com produtos não madeireiros. O trabalho faz parte do projeto “Siderurgia Sustentável”, do qual o Governo de Minas Gerais também participa, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O trabalho consiste em identificar e descrever iniciativas sobre produção de carvão vegetal com produtos florestais não madeireiros no Brasil e na África de língua portuguesa. O voluntário online deve registrar as principais características de cada iniciativa com descrição técnica, histórico de uso, entre outras informações.

O voluntário online deve iniciar a pesquisa até o dia 7 de agosto de 2017 (segunda-feira) e completar a tarefa em 10 semanas. Os relatórios de progresso devem ser apresentados a cada duas semanas. A expectativa é que o voluntário trabalhe de 6 a 10 horas por semana para completar a tarefa a tempo. O relatório da pesquisa, por sua vez, deve ser redigido em inglês, espanhol ou português.

Durante a primeira semana de trabalho, o voluntário receberá diretrizes da equipe do projeto, que poderá ser consultada a qualquer momento. Os voluntários que concluirem a tarefa receberão um certificado em reconhecimento e terão o nome mencionado como contribuinte nos produtos de conhecimento em que sua pesquisa for usada.

O Projeto Siderurgia Sustentável busca o desenvolvimento de uma cadeia de produção siderúrgica sustentável e de baixa emissão de gases de efeito estufa. Para isso, incentiva o aumento da eficiência dos processos de conversão de biomassa em carvão e busca construir um ambiente institucional e normativo favorável ao uso do carvão vegetal sustentável indústrias de ferro-gusa, aço e ferroligas.

“A proposta também busca gerar informações sobre a cadeia do carvão vegetal em Minas Gerais e possibilitar a identificação de alternativas sustentáveis para a produção de carvão vegetal”, explica a diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Fernanda Silva.

O serviço de Voluntariado Online da ONU conecta organizações que trabalham para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com voluntários que desejam contribuir com o progresso global usando seu tempo e habilidades online.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…