Home Cidade e Região Espírito Santo ES: IDES e FAMMOPOSAM firmam parceria para 300 cursos de qualificação EaD a entidades de São Mateus
Espírito Santo - 24 de junho de 2017

ES: IDES e FAMMOPOSAM firmam parceria para 300 cursos de qualificação EaD a entidades de São Mateus

A Samatec, escola de cursos técnicos e profissionalizantes de São Mateus, através do IDES, Instituto de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo, que tem o Juliano da Samatec como presidente, vai ofertar através da FAMMOPOSAM (Federação das Associações de moradores de Bairro e Movimentos Sociais de São Mateus) 300 bolsas de cursos profissionalizantes EaD pelo “qualifica Samatec” a comunidade Mateense. A iniciativa pretende contribuir para que jovens estejam capacitados para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, “sabemos que a falta de capacitação é um agravante para o maior nível de desemprego visto entre jovens da nossa cidade e estamos motivados a ampliar e fortalecer entidades que ajudam a mudar essa realidade”. Disse Juliano da Samatec.

O apoio da Samatec, através do IDES, às entidades focadas na criação de oportunidades para jovens é resultado da preocupação do diretor da escola e presidente do IDES, o Juliano da Samatec, com o cenário de desemprego nessa faixa etária. No Estado do Espírito Santo, a taxa de desemprego entre pessoas de 18 a 24 anos em 2016 acompanhava os números do Sudeste segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) 25%, essa situação é agravada pela disparidade entre os jovens que têm preparação, incluindo a formação tecnológica, e acesso a oportunidades e os que não têm.

A Associação da comunidade Quilombola Nossa Senhora da Penha será uma das entidades beneficiadas pelo “qualifica Samatec 2017”, a comunidade que como todas as comunidades quilombolas no Brasil, enfrenta uma série de problemas de território invadido, jovens ociosos e falta de oportunidades de qualificação. “A parceria com a Samatec, através do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo é fundamental para que posamos ampliar o alcance e impacto de nossas ações e possamos oportunizar qualificação aos nossos jovens” afirma a jovem Erica dos Santos, que também atua como secretária da entidade.

Segundo o Samuel Batista Souza, vice presidente da FAMMOPOSAM (Federação das Associações de moradores de Bairro e Movimentos Sociais de São Mateus), o apoio da Samatec através da sensibilidade e preocupação com a capacitação do jovens mateenses por parte do Juliano é fundamental para que a entidade possa exercer uma das suas principais funções que é ofertar alternativas e oportunidades para aqueles que mais precisam, de outra maneira, não teriam recursos para oferecer cursos de capacitação para a comunidade, cerca de 18 entidades serão contempladas através da federação. “Eu acredito que os empresários têm que ter um cunho social. Tem que ter um papel social de desenvolvimento da cidade. Eu bato muito na questão da educação, porque é a educação que move o mundo.”, declarou.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…