Home Cidade e Região Minas Gerais Araçuaí: Após 56 anos cidade volta a ter linha aérea para BH
Minas Gerais - 7 de junho de 2017

Araçuaí: Após 56 anos cidade volta a ter linha aérea para BH

Em 1961, o comerciante Pedro Claver Chaves Dutra, hoje com 80 anos, embarcava no aeroporto de Araçuaí, rumo a Belo Horizonte, em um avião Douglas DC-3 da Real de Transportes Aéreos. Era um dos últimos voos da empresa, que naquele ano foi comprada pela Varig. Após 9 anos, a Real fechava suas asas para o Vale do Jequitinhonha. O comerciante, hoje aposentado, e que por muitos anos manteve uma loja de tecidos em Araçuaí, relembrou a viagem ao desembarcar na cidade, nesta terça-feira (06/06/2017) em voo inaugural do Voe Minas, que passa a fazer a rota semanal para Belo Horizonte.

Atualmente residindo em Belo Horizonte, Chaves Dutra, carinhosamente conhecido como Pedro Piroca, foi o primeiro passageiro a descer do avião modelo Cessna 208 Caravan, com capacidade para 9 passageiros, que pousou às 11h20, desta terça, no aeroporto de Araçuaí. Emocionado, ele brincou: “Após embarcar de avião para Belo Horizonte, em 1961, estou voltando hoje, depois de 56 anos”. Um grupo de cerca de 40 pessoas aguardava o pouso. Entre eles, o médico Jansen Tanure, de 68 anos, e a esposa dele, Rita Capdeville, também médica e atual vice-prefeita da cidade.

O médico, que também é piloto de aeronave, relembrou os tempos da Real de Transportes Aéreos. “Aos 8 anos, fiz minha primeira viagem no DC-3, para Belo Horizonte”, destacou Jansen Tanure. “O aeroporto era uma pista de terra. Lembro-me do dia em que o avião atolou e o povo da cidade teve que ajudar a desatolar a aeronave”, relembrou.
Noticia10/aconteceunovale

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…