Porto Seguro: cidade promoveu o 1º Fórum do Patrimônio Cultural do Sul da Bahia
Nos dias 02 e 03 de junho (sexta-feira e sábado), no auditório da Câmara Municipal, aconteceu o 1º Fórum do Patrimônio Cultural do Sul da Bahia, com o tema “Para Além do Descobrimento”. Durantes as discussões, atores locais envolvidos com a cultura, professores e pesquisadores debateram temas relacionados à origem de Porto Seguro.
No primeiro dia, memórias do Campo de Aviação de Arraial d’Ajuda foram discutidas, com uma apresentação de fotos e relatos do início do século passado. Na sequência, uma pesquisa muito valiosa sobre o distrito de Vale Verde foi apresentada ao público formado por estudantes universitários, professores e moradores locais.
Já no segundo dia, a história de Porto Seguro foi contatada com fatos marcantes e, muitos até, desconhecidos do público. Em seguida, valores da cultura indígena e o resgate da língua “Patxôhã” foram colocados na discussão para reflexão do público sobre a importância dessa rica história de Porto Seguro e do Brasil. No encerramento, foram prestadas homenagens com a entrega do Prêmio de Mérito Cultural a três personagens importantes da história de Porto Seguro: Maria Pinto Bonfim, a “Maria Boneca”; Nilcelia Alves dos Santos, a “Nayara Pataxó”, e a Sérgio Alves dos Santos, o “Serjão”.
Segundo Sérgio Mehlem, superintendente de Cultura de Porto Seguro, ressaltou a iniciativa do encontro. “Esse momento foi importante pois foi a primeira oportunidade de discussão no sentido de traçarmos uma nova política de preservação e identificação do patrimônio histórico material e imaterial do município”, disse.
O 1º Fórum do Patrimônio Cultural do Sul da Bahia foi uma realização do Conselho Municipal de Política Cultural de Porto Seguro, Ministério da Cultura – IPHAN, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia).
Noticia10/bahiadiadia
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…