Home Segurança pública Polícia Vitória da Conquista: “dona Maria”, Líder de facção ligada ao PCC, tenta espalhar terror na região.
Polícia - 8 de março de 2017

Vitória da Conquista: “dona Maria”, Líder de facção ligada ao PCC, tenta espalhar terror na região.

Liderada por Jasiane Silva Teixeira, 28, a “dona Maria”, a facção BDN (Bonde do Neguinho), tem tentado espalhar o terror na cidade de 346 mil habitantes –a terceira maior da Bahia. Segundo a polícia, a BDN é ligada ao PCC. O “Neguinho” da sigla BDN se refere a Juarez Vicente de Moraes, principal executor de homicídios e gerente do tráfico de drogas.

O assassinato é um destino possível de quem se atreve a contrariar os interesses de “dona Maria”, dentro ou fora do território dominado por sua facção. Branca e de olhos claros, “dona Maria” tem ascendido recente no mundo do crime no interior da Bahia. Mas estar em posição de liderança trouxe para ela mais riscos.

Em fevereiro, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) da Bahia usou a carta de “Dama de Copas” para inseri-la no “Baralho do Crime”, ferramenta para ajudar na captura de criminosos foragidos. O “Baralho” foi atualizado 110 vezes desde sua criação, em 2011. A exibição dos rostos desses criminosos já contribuiu para 68 prisões, segundo a secretaria.

Ter entrado para o grupo dos procurados também parece ter sido motivo de orgulho para ela, pois já se vê em bairros dominados pelo BDN pichações com a inscrição “Salve copa”. Na Justiça Criminal, “dona Maria” é ré em seis processos: por tráfico e associação para o tráfico (quatro ações) e por homicídio qualificado (uma ação em Vitória da Conquista e outra em Jequié, cidade para onde vão os condenados a regime fechado na região sudoeste da Bahia). “Mas temos informações seguras de que é ela quem manda cometer os homicídios”, disse o delegado Hudson Santana.

“Dona Maria” atua principalmente no lado oeste de Vitória da Conquista. Do lado oposto, separado pela rodovia BR-116, atua seu principal rival: Wilians de Souza Filho, o “Nem Bomba”. Segundo a polícia, a facção de “dona Maria” tenta há anos tirar “Nem Bomba” de cena, realizando constantes invasões em seu território e assassinando quem trabalha com ele.
Noticia10/sspBA

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…