MG: agencia promove China Day e lança missão de negócios ao país asiático
As relações econômicas sino-brasileiras, oportunidades para produtos mineiros na China, cases e ações de apoio a exportadores mineiros foram temas do China Day. O evento, promovido pelo Indi – Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior, reuniu um público de cerca de 70 convidados, especialmente empresários mineiros na terça-feira (14/2), no auditório Marco Túlio do BDMG.
Além dos painéis em que foram apresentados estudos, experiências e percepções sobre o mercado chinês, a programação incluiu o lançamento da missão de prospecção de negócios para exportadores mineiros à China, que está agendada para ocorrer entre os dias 13 e 19 de maio deste ano. O evento é fruto das missões de prospecção empresariais realizados pelo Indi nos últimos dois anos. “Falta uma ação mais objetiva, numa escala empresarial, de produção, diferenciação e adequação do produto brasileiro ao mercado chinês”, diz o vice-presidente e diretor de prospecção de negócios do Indi, Ricardo Machado Ruiz.
Segundo Ruiz, é preciso ter uma interação com as empresas individualmente para entender os desafios que são desenvolver os produtos no Brasil e levá-los à China. “O Indi está trabalhando para entender quais são as informações que o empresário mineiro precisa para posicionar o seu produto”, afirma o vice-presidente. Para fazer a interlocução com o empresário, o Indi conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Nos painéis foram apresentados aspectos das relações econômicas entre os dois países, particularidades do mercado e do consumidor chinês e produtos com potencial de exportação. Em estudo articulado junto ao Exportaminas e ao DataViva, foram identificadas oportunidades para alimentos e bebidas, com destaque para carne bovina congelada, cacau e produtos de confeitaria, mel, grãos e cereais, cervejas de malte, lácteos, sucos e extratos vegetais e cafés. Participante do China Day, o diretor da empresa mineira Essenciale, Guilherme Almeida, conta que trabalha há mais de 20 anos com a exportação de produtos derivados do mel para o mercado asiático.
“É importante captar informações para saber como entrar no mercado chinês. Pela minha experiência, as características elencadas nos painéis são fundamentais para o mercado asiático. É importante vender um produto diferenciado, com preocupação com qualidade e estética”, pontua o empresário. O China Day contou com a participação de representantes do Indi, da Fiemg, do Conselho Empresarial Brasil-China e da empresa mineira Phyto Planet, que exporta produtos mineiros à China com grande sucesso.
Noticia10/agenciaminas
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…