Nova Viçosa: município realiza jornada pedagógica buscando valorização da aptidão nata do educando
A prefeitura de Nova Viçosa, através da sua secretaria de educação realizou mais uma jornada pedagógica, o evento aconteceu durante dois dias, na terça-feira (24) e na quarta-feira (25), e reuniu gestores, diretores, vice-diretores e coordenadores escolares do município. A abertura contou com a secretária de educação do município Adriana Botelho e do vice-prefeito Ruberval Lima Porto, que representou o prefeito Manoel Costa Almeida. Em agenda desde a última terça-feira em Salvador buscando celeridade nas ações do governo do estado nas ações que possam conter o surto de febre amarela que já tem casos suspeitos na região, Manoelzinho fez questão de deixar uma mensagens aos participantes “ a base de qualquer construção humana precisa ser a educação, por isso peço a todos os que vão ajudar a construir essa base em Nova Viçosa, que faça com amor, carinho e com muita dedicação, pois o futuro da nossa gente passar pelo zelo e empenho de todos nós”.
“Estamos iniciando o ano na certeza de que nosso compromisso é de promover a educação de qualidade, proporcionando ao aluno conhecimentos, habilidades e formação, por meio de propostas inovadoras, em um ambiente democrático e de valorização humana”, destacou a secretária Adriana Botelho. Ainda sobre a importância dessa ação a secretária argumentou sobre os valores acumulados no decorrer do encontro “ Sabe-se que uma jornada Pedagógica é fundamental para a organização e andamento da unidade escolar, a cada ano a Jornada Pedagógica vem adquirindo mais força e os profissionais da educação estão compreendendo seu verdadeiro sentido como integrar a escola à comunidade e fazer com que a família se torne ainda mais presente, além de analisar projetos, sequências didáticas, datas comemorativas, dentre outros quesitos a serem trabalhados no atual ano letivo”.
A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. O tema escolhido é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas e o trabalho desenvolvido com a leitura, na perspectiva das diversas linguagens e áreas do conhecimento. As práticas que educam e a leitura abrem a discussão entre o coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos estudantes.
Com uma metodologia contemporânea e bem dinâmica, a jornada pedagógica 2017 de Nova Viçosa contou na facilitação dos trabalhos, dinâmicas e condução das agendas temáticas do dia com os renomados pensadores dessa nova didática da educação como Gabriella Rodella (Corpo e Educação) e Luana Manzione (Planejamento Participativo) além de palestras dos especialistas em fitoterapia Alexandre Cavalcanti e de Leandro Gaffo, da Univ. Federal Sul da Bahia. No segundo dia de atividades houve muita descontração e relaxamento com apresentação de grupos, sessão de massoterapia, planejamento e avaliação da atividade gestora e considerações finais, a cargo de Leandro Gaffo.
“Este é o período de proporcionar um momento de integração com os professores, diretores e coordenadores, mostrando informações sobre suas turmas, fazendo-os conhecer o modo que a escola trabalha, além de informá-los sobre as demandas que a mesma possui. Nestes dias se é discutido sobre o planejamento, mas ao contrário dos planejamentos feitos diariamente, este tem o objetivo de traçar como se dará o trabalho de todo o ano letivo” disse a senhora Telma Duarte, coordenadora de educação em Nova Viçosa (sede). Para ela uma gestão compromissada tende a mudar a percepção que as pessoas têm de mundo “esse espaço de aprendizado é fundamental para que possamos estar cada vez mais aptos a assumirmos essa responsabilidade de “educar” e esse compromisso tem sido cada vez mais presente como prioridade na gestão do prefeito Manoelzinho”
Noticia10/ascomNovaViçosa
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…