Home Cidade e Região Minas Gerais Campanha envolve moradores na construção do Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha
Minas Gerais - 17 de janeiro de 2017

Campanha envolve moradores na construção do Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha

O projeto é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplag), em parceria com a CEMIG-MG e com a Fundação João Pinheiro (FJP). A iniciativa tem como foco definir alternativas de desenvolvimento sustentável, inclusivo e socioambientalmente justo nos territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha. Para envolver toda a comunidade nesse processo, a campanha #valeparticipar abre canais de escuta por meio de redes sociais como Whatsapp, Facebook e Instagram e divulga todas as novidades em torno da criação do Plano.

A população é convidada a enviar vídeos, textos e áudios com propostas de ação, problematizando questões diversas e ressaltando aqueles temas que considera mais importantes de serem discutidos no Plano. A campanha foi criada de maneira colaborativa em parceria com a Rede de Comunicadores do Vale e com a Associação Imagem Comunitária (AIC). Ela traz, na identidade visual e nos conteúdos, elementos tradicionais da região, como o cordel e o artesanato, assim como referências a vários poetas e artistas locais. Além da mobilização online, a campanha também realiza intervenções teatrais para informar a população sobre a criação do Plano.

Segundo o professor do departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador do Programa Polo Jequitinhonha, Márcio Simeone, para além da incidência na elaboração do Plano, a campanha é importante por potencializar a criação de espaços de debate público e de participação política: “Ao se envolverem com a criação do Plano, as pessoas têm a oportunidade de participar ativamente da vida pública de suas cidades. Esse processo em si já é muito produtivo e necessário”, comenta.

Além de enviar suas sugestões, as comunidades são convocadas a continuar envolvidas com o Plano, mesmo depois que ele estiver pronto. Por isso, ao fim do processo, serão distribuídos Almanaques apresentando as diretrizes estabelecidas no documento e os canais disponíveis para que toda a população se mantenha informada e vigilante em relação às políticas públicas para o desenvolvimento da região.

Para garantir a participação social e o engajamento das comunidades envolvidas, o processo de construção do Plano de Desenvolvimento terá ainda Oficinas de Pactuação, que serão presenciais. As oficinas contarão com a presença de, pelo menos, sete representantes da sociedade civil e do poder público de cada uma das 59 cidades do Vale do Jequitinhonha. Elas serão realizadas entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro, em seis microrregiões do Vale (Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Itaobim e Pedra Azul).
Noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…