MG: Governo do Estado anuncia Plano Estratégico para o turismo
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), estabeleceu o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo. Solicitado pela Codemig e pela Setur à Fundação João Pinheiro (FJP), o plano demandou 11 meses de estudos e analisou todos os elementos da cadeia produtiva do turismo, além do sistema de gestão pública e tendências mundiais para a atividade. O documento estabelece diretrizes estratégicas para a política estadual do turismo, fornecendo as bases para o desenvolvimento de ações planejadas e coordenadas do setor.
O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, destaca a vocação turística de Minas Gerais. “Nosso estado tem 903 atrativos turísticos, distribuídos em todos os 17 Territórios de Desenvolvimento. Há uma imensa diversidade cultural e paisagens naturais únicas. Essa riqueza precisa ser aproveitada para gerar oportunidades de investimento, renda e qualidade de vida para os mineiros”, comenta.
“O plano é um instrumento fundamental para o trabalho desenvolvido pela Setur e pelo trade turístico estadual, pois estabelece os indicadores e metas para o curto, médio e longo prazos. Fornece ainda diretrizes para todos os setores e permite identificar as áreas prioritárias para os mercados regional, nacional e internacional”, afirma o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.
“O trabalho da Setur, além de coordenar a implementação das atividades, será também garantir que os projetos e ações desenvolvidas pelo órgão estejam em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo plano, objetivando maximizar os resultados positivos do turismo mineiro”, completa o secretário.
Noticia10/agenciaminas
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…