Home Notícias Educação BA: Seminário lança Plano para Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais
Educação - 13 de novembro de 2016

BA: Seminário lança Plano para Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais

 

A diversidade étnica e cultural dos segmentos populacionais da Bahia marca o Seminário Estadual para Povos e Comunidades Tradicionais, aberto nesta sexta-feira (11), em Salvador. O evento, que integra a agenda do Novembro Negro, o mês da consciência negra, é realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal e outras organizações do poder público e da sociedade civil.

A abertura do encontro foi marcada pelo lançamento do Plano Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, instrumento de planejamento, implementação e monitoramento das políticas públicas prioritárias voltadas aos segmentos. Construído de forma participativa, o documento baliza as principais ações para garantia do acesso aos territórios e aos recursos naturais, fomento e produção sustentável, inclusão social e infraestrutura.

De acordo com a secretária da Sepromi, Fabya Reis, o Plano é fruto de diversos debates e escutas por parte do Governo do Estado. “Não temos dúvidas de que políticas públicas só serão efetivadas, com êxito, no diálogo e consonância com a sociedade civil organizada. Assim temos atuado no cumprimento da missão de incluir os povos e comunidades tradicionais”, afirmou a secretária, ressaltando ainda a campanha lançada este mês com foco na valorização e reconhecimento aos segmentos.

O babalorixá Jadilson Lopes, representando o segmento de terreiros, destacou até o final do encontro, a expectativa é levantar propostas práticas, com base no Plano, para melhoria da qualidade de vida para o povo de axé e combate à intolerância religiosa. Jaziel Silva, falando pela população de fundo de pasto, afirmou que a garantia da permanência das comunidades em seus locais originários é a principal demanda colocada. “É preciso manter as pessoas nos seus territórios tradicionais. Com o lançamento do Plano temos mais um instrumento de luta”, ressaltou.

Noticia10/secomBA

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…