Home Cidade e Região Espírito Santo São Mateus: Educadores elaboram propostas contra o trabalho infantil
Espírito Santo - 28 de maio de 2016

São Mateus: Educadores elaboram propostas contra o trabalho infantil

 

Os pedagogos das escolas municipais de ensino fundamental da Cidade e do Campo da rede de ensino de São Mateus estiveram reunnidos na sala de cinema do Centro de Vivência Amélia Boroto. Os profissionais debateram acerca das atividades a serem realizadas em 12 de junho, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A coordenadora municipal do Projeto MPT na Escola, Elivania Rodrigues da Silva, acrescenta que, além do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, também haverá orientações para o desenvolvimento de trabalhos do Projeto nas escolas até o fim do ano.

Em 2014, o secretário municipal de Educação, José Roberto Gonçalves de Abreu, juntamente com o procurador do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Maia Tenório da Cunha, assinaram acordo de cooperação técnica visando à implementação do Projeto MPT na Escola em São Mateus. O acordo define as diretrizes para a mútua cooperação institucional e técnica entre o MPT e a SME.

Com a cooperação, busca-se formar uma rede de proteção que inclua toda a comunidade escolar e alertar sobre os prejuízos do trabalho infantil e sobre a necessidade de proteção da criança e do adolescente contra qualquer tipo de exploração que atrapalhe seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social, bem como, intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação do trabalho infantil e à proteção ao trabalhador adolescente.

O Ministério Público do Trabalho, por meio da Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, tem atuado como articulador social de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. O MPT entende que os educadores são os profissionais que possuem as melhores condições de identificar os casos de trabalho infantil, além da importância que tem a educação na formação e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes e a necessidade de um maior engajamento dos profissionais da educação no processo de conscientização da sociedade para a erradicação do trabalho infantil no Município de São Mateus.

Noticia10/ascmSM

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…