Home Sem categoria Renan Calheiros dá início a articulação para recriar o Ministério da Cultura
Sem categoria - 20 de maio de 2016

Renan Calheiros dá início a articulação para recriar o Ministério da Cultura

 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deu início a uma articulação para recriar o Ministério da Cultura. A estratégia prevê que o Congresso apresente uma emenda à medida provisória assinada pelo presidente interino, Michel Temer, que resultou na fusão da pasta com a Educação.

O peemedebista falou com Temer sobre o assunto nesta quarta (18), como antecipou a coluna Painel, da Folha. Em seguida, comunicou a estratégia a aliados, pediu apoio e defendeu publicamente a recriação do órgão.

“O Ministério da Cultura não vai quebrar o Brasil, mas sua extinção quebrará a nação porque coloniza a sociedade”, disse o senador. Após as declarações, Temer divulgou um áudio em que afirma que “não é o fato de ser ou não ministério que reduz a atividade da cultura no país”. Ele ainda prometeu ampliar a destinação de recursos para a área.

Ainda assim, Renan foi em frente com a articulação. Ele pretende fazer uma reunião na Casa com artistas que vêm protestando contra o fim do ministério. Pessoas próximas ao senador iniciaram consultas jurídicas para se certificar de que a mudança pode ser feita pelo Congresso sem questionamentos legais.

Segundo aliados, Renan só está fazendo uma movimentação tão enfática porque teria acertado todo o cronograma com o presidente interino. Aliados de Temer, no entanto, negaram que haja intenção em reverter a fusão.

O presidente interino vem sendo criticado há dias pelo meio cultural por ter tirado o status de ministério e ter criado, em substituição, a Secretaria Nacional da Cultura. Na tarde de quarta (18), o governo anunciou o atual secretário municipal de Cultura do Rio, Marcelo Calero, como o titular do órgão.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…