Home Cidade e Região Espírito Santo ES: sem chuva para o Espírito Santo até setembro, seca já chega a três anos.
Espírito Santo - 9 de maio de 2016

ES: sem chuva para o Espírito Santo até setembro, seca já chega a três anos.

 

A previsão do Climatempo e Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) para o Espírito Santo não é nada animadora para os próximos meses. Isso quer dizer que o clima seco continuará e a crise hídrica pode se agravar ainda mais. Não há previsão de chuva em volume expressiva até setembro. Se chover, não será suficiente para reverter os níveis dos rios capixabas.

De acordo com o meteorologista do Climatempo, Alexandre Nascimento, os modelos matemáticos de previsão do tempo indicam pouca chuva para o estado até setembro. Ele disse que pode chover nos próximos meses. Mas, nada suficiente para reverter o cenário existente: a perspectiva fica entre normal e abaixo da média mensal de chuva. A expectativa para Vitória é de 86 milímetros em maio, mas até esta sexta-feira (6) não choveu, abaixo da média mensal.

Ele explicou que o clima seco nos meses de maio a agosto é normal. O que ocorreu é que no período chuvoso, vai de outubro a março (2015/2016), choveu abaixo da média no Estado. E agravou a situação dos rios capixabas que já enfrentava o segundo ano de estiagem consecutiva. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os primeiros meses deste ano as chuvas quase não caíram e, quando ocorreram, foram passageiras e pouco expressivas. Já maio seguirá a tendência e afirmação do período seco no Espírito Santo.

Em 2016, a maior estiagem da história do Estado completa o 3º ano consecutivo. Os efeitos negativos dessa situação são rios cada vez mais baixos, moradores sofrendo com racionamento de água potável, indústrias e produtores proibidos de captarem água de rios. O Governo do Espírito Santo decretou estado de emergência com o objetivo de captar recursos do Governo Federal para enfrentar a crise. Apesar disso, a redução do consumo de água e evitar o desperdício continuam sendo a melhor forma de passar por esse momento.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…