Home Cidade e Região Minas Gerais Montes Claros – expulso do PSB, o Prefeito Ruy Muniz não poderá disputar as eleições 2016
Minas Gerais - 9 de maio de 2016

Montes Claros – expulso do PSB, o Prefeito Ruy Muniz não poderá disputar as eleições 2016

 

Depois de quase três semanas de discussões, a Executiva Nacional do PSB decidiu que irá, mesmo, retirar o prefeito Ruy Muniz, de Montes Claros, no Norte de Minas, da legenda. O grupo chegou a essa conclusão na noite da última quinta-feira, quando o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) manteve a prisão de Muniz e de sua secretária municipal de Saúde.

Na semana retrasada, o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, havia dito a interlocutores do partido que apenas o presidente da legenda estadual, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, poderia expulsar Muniz. A pressão feita pela bancada federal do PSB, no entanto, provocou desgaste suficiente para que a expulsão fosse acordada com Siqueira, que, antes de qualquer decisão, ainda solicitou que um dossiê sobre as acusações contra o prefeito mineiro fosse montado e estudado.

Mulher de Ruy Muniz, a deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG) chegou a solicitar ao partido que a discussão sobre a expulsão do marido aguardasse um recurso judicial. Como a decisão do TRF-1 foi manter o prefeito preso, a sigla seguiu adiante com a expulsão. O prefeito de Montes Claros foi preso pela Polícia Federal durante a operação Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde.

As investigações da corporação apontaram que, direta e indiretamente, o político e a secretária de Saúde de Montes Claros, Ana Paula Nascimento, procuraram inviabilizar a existência e o funcionamento do Hospital Universitário Clemente Faria, da Santa Casa de Misericórdia, da Fundação Aroldo Tourinho e da Fundação Dilson Godinho. A intenção do prefeito e da secretária, segundo a PF, seria beneficiar o Hospital das Clínicas Mário Ribeiro da Silveira, uma instituição particular comandada pelo prefeito e por seus familiares.

Noticia10/jornalmantesclaros

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…