ES: Doce Terra Morena, assim é conhecido o extremo norte capixaba, na divisa com a Bahia.
O nome da região é poético. Doce Terra Morena é a faixa do território capixaba bem próximo da divisa com o Estado da Bahia, no extremo norte, composto pelos municípios de Montanha, Ponto Belo, Pinheiros, Pedro Canário e Mucurici. Recebe este nome por causa de sua expressiva produção de frutas (doce), sua geografia plana e fértil (terra) e a sua deliciosa carne de sol (morena).
A região, rica em belezas naturais, fica perto de outras cidades do litoral norte capixaba, dispondo de rios e cachoeiras que proporcionam a pesca e a prática de rafting. Outros atrativos culturais e econômicos impulsionam as áreas do agroturismo, artesanato, agricultura familiar e a criação de animais. O turismo sustentável é explorado também através de propriedades rurais que oferecem espaços de lazer com áreas para acampamentos. O deputado estadual Gildevan Fernandes (PV), que é natural de Pinheiros aposta no aproveitamento de várias barragens no extremo norte como trunfo para o fortalecimento do turismo e do lazer no extremo norte capixaba.
Ele cita que em Mucurici já há experiência que comprova o potencial de exploração dessa opção de lazer. A barragem construída no município, destaca o parlamentar, se tornou um verdadeiro balneário, oferecendo descanso e pescaria, atraindo pessoas não apenas do Espírito Santo, mas de outros estados. “Temos ainda uma grande represa em Pinheiros, de 16 quilômetros de extensão; Ponto Belo em breve ganhará também uma barragem muito boa; e a de Montanha já está projetada para ser construída”. A ideia, de acordo com Gildevan, é, a partir dessas barragens, implantar na região norte o projeto denominado “circuito das águas”.
O deputado destaca também, entre os atrativos de lazer na região norte, a Reserva Ecológica Córrego do Veado, localizada no município de Pinheiros. A unidade foi criada para preservar remanescente da Floresta Atlântica da região norte do estado do Espírito Santo. O nome da área de preservação ambiental é devido a um córrego de mesmo nome que corta a unidade no sentido oeste para leste. O corredor mais ao norte capixaba é formado pelos municípios de Boa Esperança e Pinheiros. Apresenta locais de importância nacional, como os Pontões Capixabas, e é indicado para o turismo de aventura, como a prática de montanhismo e escalada.
Festas e comidas típicas
Pinheiros é um dos municípios do norte mais engajados no circuito cultural. Destacam-se a folia de reis e o festival anual da canção. Sua culinária é baseada nos “frutos da terra”, iguarias derivadas da mandioca em casamento com a carne de sol.
Outro atrativo na região é “Mucurici na rota do forró”, festa realizada no mês de julho. Um dos destaques do acontecimento é a “turma do licor”, que além da bebida de vários sabores, oferece também, aos integrantes, farta comida. O evento reúne mais de 20 mil pessoas em shows de artistas sertanejos.
Também em Mucurici tem um biscoito muito especial, tradicional na cidade, conhecido por “chimango”, uma mistura de queijo, trigo, nata e batata doce. Os mais conservadores defendem que a iguaria seja assada apenas em forno à lenha.
Pedras do Soares
Saindo de Mucurici, a menos de 1 quilômetro, chega-se a Ponto Belo. Um dos encantos do município é um vale de montanhas chamado de Pedras do Soares. No topo de uma delas há um oratório dedicado a São Sebastião, onde anualmente, no dia 20 de janeiro, é rezada uma missa em agradecimento ao santo; isso porque há uma crença de na metade do século passado, por graça de São Sebastião, os moradores da localidade foram protegidos de uma epidemia na região que matou muitas pessoas. As Pedras do Soares atraem aventureiros do país inteiro em busca de aventuras na prática de esportes radicais.
Devido à proximidade com a Bahia, a influência de cultura do estado nordestino pode ser vista em várias manifestações do povo de Ponto Belo. A capoeira é muito forte assim como o maculelê (capoeira misturada com frevo).
Montanha
Cortado por córregos, Montanha tem uma geografia propícia para a agropecuária. O setor vem se desenvolvendo nas últimas décadas, proporcionando centenas de emprego. 70% do rebanho bovino são destinados ao corte e 30% ao leite. Na área agrícola, os destaques são as plantações de café, mandioca, abóbora, milho, feijão, abacaxi, banana, coco e mamão. O excedente da fruticultura é comercializado para outras regiões do Estado e do país.
Pinheiros
O município de Pinheiros é conhecido como “capital da fruta”. A região é a maior produtora de mamão do Brasil. Na fruticultura, destacam-se também o limão, maracujá, pinha, graviola, goiaba, banana e abacaxi. O mamão de Pinheiros também é exportado para outros países, como França, Itália, Inglaterra e Portugal. A cidade conta com seis indústrias de processamento da fruta, o que gera emprego e renda. Pinheiros também exporta carne bovina.
Pedro Canário
O Rio Itaúnas é um dos cartões postais de Pedro Canário. É ele que dá boas vindas a quem chega ao local. Um dos atrativos do município é a Cachoeira do Engano, que fica a 17 quilômetros da cidade; de águas cristalinas, a queda d’água é cercada por área da mata atlântica. No perímetro urbano, a Lagoa Augusto Ruschi tem uma orla que é um convite para prática de esportes e caminhadas.
Noticia10/ascomales
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…