Medina: cidade sediará o V Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha
Laura Pimenta
As práticas e as políticas públicas de comunicação, bem como o acesso público às mídias, são os debates que motivam a realização do Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha. O evento é um espaço para que comunicadores, jornalistas, radialistas, blogueiros, juventude e autoridades da região possam discutir os entraves da produção midiática, e suas possíveis soluções, no Vale do Jequitinhonha. Já em sua quinta edição, o Encontro de Comunicadores será realizado entre os dias 22 e 24 de janeiro de 2016 na cidade de Medina, Médio Jequitinhonha.
Para esta edição do evento, serão ofertadas nove oficinas voltadas, principalmente, para comunicadores do Vale, com os temas: Audiodrama, Iniciação à edição de vídeo, Mídia tática, Cobertura midiática, Fotografia, Graffiti, Publicações literárias independentes, Outros formatos possíveis para o telejornalismo e Diagnóstico de relações comunicativas. Além disso, a programação conta com mesas redondas que irão abordar a formação de redes, as políticas públicas de comunicação e a democratização dos meios.
As inscrições para as oficinas já estão abertas e está disponível para qualquer pessoa interessada, com exceção para a oficina “Diagnóstico de relações comunicativas”, que é voltada exclusivamente para gestores de grupos culturais e coletivos juvenis. Entendendo a abrangência do evento entre moradores de diferentes cidades da região, será oferecido alojamento gratuito aos participantes.
O V Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha é realizado com o apoio local de comunicadores e coletivos juvenis. Além disso conta com a parceria das ONGs Associação Imagem Comunitária (AIC) e Oficina de Imagens e da Rede Minas para a realização das oficinas e composição das mesas de debate ao longo da programação do evento.
A primeira edição do evento foi realizada em 2012 na cidade de Itaobim e levantou discussões sobre o acesso público às mídias, a democratização dos meios de comunicação e as mídias do Vale do Jequitinhonha. Esse mesmo debate permanece na quinta edição do evento, mas avança para o debate sobre como efetivamente pode haver mobilização e consolidação de redes entre os comunicadores do Vale do Jequitinhonha.
Com o tema “Criar + Compartilhar = Comunicar”, o Encontro pretende, por meio de uma Carta aberta dos Comunicadores do Vale, alinhar as questões eminentes sobre a atual situação da produção de comunicação sobre e do Vale. A construção da Carta é dada de forma colaborativa entre os envolvidos e participantes do evento.
O Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha vem articulando, há quase vinte anos, projetos promovidos pela Universidade na região, nas mais diversas áreas do conhecimento, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Vale.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…