Home Cidade e Região Minas Gerais Itaobim: município terá Pólo da Zona Franca do Semi-Árido, garante presidente da Ubam
Minas Gerais - 28 de dezembro de 2015

Itaobim: município terá Pólo da Zona Franca do Semi-Árido, garante presidente da Ubam

 

A garantia é do presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), Leonardo Santana, autor do Projeto Zona Franca do Semi-Árido (ZFSA). Segundo ele, o Estado de Minas Gerais contará com um dos Pólos Industriais, o qual será instalado no município de Itaobim, onde será realizado importante evento para debater esse e outros assuntos de interesse dos municípios.

Itaobim faz parte do polígono das secas e localiza-se na região nordeste do Estado de Minas Gerais, em ponto geográfico estratégico entre o Sudeste e o Nordeste, entre Minas e Bahia, é cercada por serras que lhe servem de moldura natural e referência histórica. A cidade é conhecida como “Terra da Manga”, todos os anos a Prefeitura Municipal realiza a “Festa da Manga”, que traz exposições de artesanato local, barracas de alimentação com comidas típicas, eleição da Rainha e Princesa da Manga, parque de diversões e shows com cantores e bandas de renome nacional e regional.

Segundo Leonardo, o Encontro de Municípios do Semi-Árido Mineiro, que congrega 85 cidades, será realizado no dia 03 de março de 2016, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal, onde técnicos da entidade farão importante exposição sobre o projeto que visa revolucionar a economia dos municípios, criando mais de 10 mil novos empregos em cada pólo e iniciando o maior plano de industrialização da região mais sofrida do país, devido à escassez de recursos, os danos causados pela estiagem prolongada e a falta de emprego e renda.

Ele destacou que Itaobim possui todas as características para o objetivo principal da ZFSA, que é interiorizar o desenvolvimento, já que as capitais brasileiras dispõem de estrutura industrial necessária para isso, inclusive dispõem de comércio aquecido, diferente, segundo ele, da maioria dos municípios, por isso o Estado de Minas também contará com um dos pólos industriais, que possuirá todas as condições de uma área de industrialização e de livre comércio, como um vetor de desenvolvimento sustentável, tendo em vista que a situação dos municípios está cada vez pior, devido à diminuição constante dos repasses federais e estaduais, bem como a falta de uma política de fortalecimento econômico para garantir a sobrevivência dos menores entes da Federação.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 19/2011, que cria a Zona Franca do Semi-Árido, já foi devidamente aprovada na CCJ da Câmara dos Deputados. A proposta foi apresentada pela Ubam, através do deputado Wilson Filho, do PTB.

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…