Home Cidade e Região Bahia Itabatan: de forma desumana EMBASA anuncia distribuição de água através de carro pipa.
Bahia - 15 de dezembro de 2015

Itabatan: de forma desumana EMBASA anuncia distribuição de água através de carro pipa.

 

A empresa baiana de águas e saneamento, EMBASA, anunciou como será a logística de abastecimento de água para a população de Itabatan, distrito de Mucuri, diante dos problemas enfrentados pela empresa em sua captação de água, a EMBASA a princípio irá dispor de um caminhão pipa e um reboque com autonomia de 23 mil litros de água e disponibilizará essa água em pontos estratégicos de Itabatan. De acordo com a estatal em comunicado à imprensa o prolongado período de estiagem no extremo sul do estado está causando o rebaixamento dos mananciais de várias localidades. “Por isso, a Embasa recomenda que a população economize água para que o fornecimento seja assegurado a todos”, completa.

Em entrevista à rádio 3 corações no jornal 97, edição desta terça feira (15), o senhor Macsuell Pereira Barbosa, gerente da loja da EMBASA em Itabatan, detalhou a logística dessa distribuição de água para os clientes da empresa no distrito, segundo Macsuell a EMBASA irá abastecer os reservatórios de água das escolas municipais para que estas sirvam as pessoas que quiserem se deslocar de suas residências para serem atendidas. O gerente da EMBASA em Itabatan também acrescentou que essa distribuição seguirá os critérios per capitas de consumo de água do IBGE, cerca de 150 litros por pessoa/dia, aos moradores distantes dessas escolas a empresa definirá um ponto estratégico em cada bairro para distribuição da água.

Com uma preocupação clara e evidente de apenas se mostrar preocupada com a situação a EMBASA mais uma vez tenta se isentar da culpa por ingerência quanto ao abastecimento de água de Itabatan, apresentando a população do distrito propostas orais de investimentos e melhorias tanto em sua captação quanto em sua distribuição de água. A EMBASA conta com quase 2.800 contas ativas no seu sistema de abastecimento de água em Itabatan, atendendo a quase 50% do contingente populacional do distrito, seguindo pelos seus critérios de distribuição de água e usando os índices do IBGE, 150 litros por pessoa, mesmo neste momento de crise no abastecimento a empresa está faturando algo em torno dos 100 mil reais, mas não realiza nenhum investimento estruturante.

Segundo estudos e levantamentos feitos 40 metros cúbicos de água abasteceriam a população atual de Itabatan, já prevendo excessos e mal uso por parte dos clientes, demanda que seria facilmente suprida com a implantação de 4 poços artesianos em pontos estratégicos do Distrito, um investimento da ordem de aproximadamente 300 mil reais, valor de relevância irrisória se considerarmos os mais de um milhão e duzentos mil reais de arrecadação anual considerando o abastecimento no período de crise. Orientados pelo gerente da loja local a procurar a assessoria de comunicação da EMBASA, uma vez que só eles poderiam comentar sobre o tema, nossa reportagem não obteve êxito.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…