Home Cidade e Região Minas Gerais Turmalina: ALMG homenageia vencedores do 30º Festival da Canção
Minas Gerais - 4 de dezembro de 2015

Turmalina: ALMG homenageia vencedores do 30º Festival da Canção

 

A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) entregou, na última quarta-feira (2/12/15), diplomas de votos de congratulações a vencedores do 30º Festival da Canção de Turmalina (Festur), ao prefeito do município do Vale do Jequitinhonha, Zilmar Pinheiro Lopes, e a integrantes do grupo Folia Velha do Logradouro, de Cordisburgo (Região Central), pelos 95 anos de atividades. A homenagem foi realizada a pedido do deputado João Alberto (PMDB). “É o reconhecimento da Assembleia Legislativa de Minas a um movimento que valoriza e fortalece a cultura do Jequitinhonha”, afirmou o autor do requerimento ao se referir ao Festur. O deputado disse que o festival recebe artistas de todo o País, incentivando o surgimento de novos talentos brasileiros.

Em relação ao grupo de folia de reis, João Alberto lembrou que a manifestação cultural já é uma tradição religiosa em Minas. Ao destacar que Cordisburgo é terra de Guimarães Rosa, um dos maiores escritores nacionais, o deputado elogiou a mobilização da cidade na realização anual da folia. “Sabemos como é importante manter essa tradição”.

O deputado Wander Borges (PSB), que presidiu a reunião, exaltou o trabalho da comunidade de Turmalina em manter por tantos anos o festival. “A cidade se apossou do evento”, disse. Da mesma forma, os 95 anos da folia foram elogiados pelo deputado. “Quem tem que tocar a cidade é a população”, afirmou o parlamentar, sobre a continuidade das duas manifestações.

A deputada Ione Pinheiro (DEM) e o deputado Douglas Melo (PSC) também se congratularam com os homenageados. “A música é para espalhar alegria”, agradeceu Ione. “Ações como esta devem continuar”, completou o parlamentar, ao elogiar também a iniciativa da Assembleia. Os diplomas foram destinados aos vencedores dos três primeiros lugares do Festur, respectivamente, Laércio Beethoven; Ronaldo Tobias e Túlio Fernandes; e à banda Capitália, que ganhou o prêmio Cidade de Turmalina, no mesmo festival, além do prefeito da cidade, pela realização do evento.

O secretário municipal de Cultura e Turismo daquele município, Volber Maciel, relatou a história do festival, que teve início na década de 1980, e as dificuldades que existem para a realização de um evento desse porte. O prefeito comentou os desafios de se manter um festival em praça pública. Zilmar Lopes destacou o trabalho das pessoas que participam da realização do festival, que conta com muitos voluntários.

Láercio Beethoven, que é de Salvador, elogiou o acolhimento em Turmalina, afirmando que trata-se de um festival muito democrático. Também se disse agradecido à Assembleia pelo tratamento e pelo reconhecimento. O representante do grupo de folia de Cordisburgo, Joaquim Barbosa Martins, que também recebeu um diploma individual, contou o trabalho da caravana que percorre a cidade entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro, levando música e alegria aos moradores.

Noticia10/ascomALMG

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…