Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: “Onda de lama” deve reduzir em até 40% número de turistas no litoral.
Espírito Santo - 30 de novembro de 2015

Linhares: “Onda de lama” deve reduzir em até 40% número de turistas no litoral.

 

Com a chegada da “onda de lama” com rejeitos de mineração ao mar da vila de Regência, em Linhares, onde fica a foz do Rio Doce, e a incerteza sobre até onde esses resíduos podem chegar ao longo do oceano, criou-se uma certa apreensão, entre turistas e profissionais diretamente envolvidos no mercado do turismo, em relação às condições das praias do Espírito Santo para o verão que está por vir.

Preocupados com a possibilidade de a lama atingir outros pontos do litoral capixaba, donos de hotéis, restaurantes e de outros estabelecimentos localizados em balneários do Espírito Santo – principalmente os mais próximos a Regência – temem que turistas cancelem suas reservas e optem por outros locais, onde se sintam mais seguros de estarem livres da tal mancha barrenta. No balneário de Linhares, há comerciantes que afirmam que mais de 90% das reservas para as festas de Natal, Réveillon e Carnaval foram canceladas após a passagem da lama pelo Rio Doce.

No entanto, o presidente da Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Alfonso Silva, não acredita que esse desastre ambiental também se tornará uma tragédia para o turismo capixaba de modo geral, especialmente nos balneários mais badalados – como Guarapari, Anchieta, Piúma, entre outros. Ele admite que a região de Regência deverá ser severamente afetada por conta da queda do número de visitantes, mas afirma que outros pontos do litoral capixaba tendem a receber ainda mais turistas neste ano em relação a anos anteriores.

“Com a alta do dólar, aquela pessoa que pretendia viajar para o exterior tende a ficar por aqui e frequentar as praias do nosso litoral. Portanto acredito que esse verão será ainda melhor para os balneários mais badalados, que recebem um volume maior de turistas nessa época do ano. Uma pena que Regência provavelmente não vai poder aproveitar essa oportunidade”, lamentou.

Alfonso acredita que a queda no número de turistas em Regência deve ficar entre 30% e 40%, mas destacou que não acredita que isso representará um impacto significativo para Linhares, em termo de arrecadação. “Regência não é um dos balneários mais procurados pelo grande público, seu sistema de turismo ainda está em construção. É uma região que atrai principalmente o público jovem, surfistas, já que é uma praia com bastante onda. Além disso, como o comércio informal ainda é muito frequente, uma grande presença de turistas não significa necessariamente uma grande arrecadação”, argumenta.

Noticia10/folhavitoria

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…