Eunápolis: prefeito cobrará do Governo Estadual cumprimento de acordo com a Veracel
O prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, reuniu vereadores, secretários municipais, CDL, Maçonaria, produtores rurais, 7ª Cia Independente da PM e o Conselho Municipal de Segurança para que a diretoria da Veracel Celulose apresentasse o grande problema que vem enfrentando com as invasões de suas terras.
De acordo com o gerente de sustentabilidade da Veracel Celulose, Renato Carneiro, a empresa assinou com o governo do estado um acordo onde cederia 16 mil ha de terra para as famílias já assentadas ilegalmente, e que, depois da negociação, as terras seriam documentadas e a partir desta data não seriam mais permitidos os assentamentos ilegais em suas terras, que comprovadamente são produtivas. Porém, mesmo cumprindo sua parte do acordo, além dos 16 mil há de terra já disponibilizados pela empresa, as invasões ilegais já alcançam hoje mais 11.564 mil hectares, que junto aos 2.974 mil hectares de áreas indígenas, totalizam quase 31 mil hectares, ou seja, 14% de suas terras.
O prefeito Neto Guerrieri, visando o grande prejuízo que toda a cidade de Eunápolis sofrerá caso a situação se agrave, se comprometeu em unir forças com o legislativo municipal e deputados parceiros para buscar junto ao governo do estado o cumprimento de sua parte no acordo já firmado com a Veracel. “Precisamos acabar com os conflitos. Faremos com os vereadores e entes federativos um documento amplo onde apresentaremos toda a situação real para a sociedade”, concluiu Neto Guerrieri.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…