Home Cidade e Região Espírito Santo São Mateus: cidade se destaca e se firma como parque tecnológico regional.
Espírito Santo - 7 de outubro de 2015

São Mateus: cidade se destaca e se firma como parque tecnológico regional.

 

São Mateus é o único município do Estado a contar com uma secretaria voltada para a ciência e tecnologia. Como parte das atividades dessa secretaria, o titular da pasta municipal, Temístocles Alves Rocha, participou da reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa (Ales) nesta terça-feira (6). O secretário apresentou os projetos da prefeitura que visam à popularização da ciência e tecnologia, colocando o tema como base da educação.

O intuito do programa municipal é difundir a cultura das atividades científicas nas crianças, adolescentes e jovens, identificar talentos e valorizar criatividade na elaboração de projetos. O trabalho abrange também as escolas de ensino superior. No início de setembro é realizada a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus e Região Norte do Estado, evento que este ano reuniu mais de 50 projetos produzidos por estudantes do ensino fundamental ao superior. O programa conta com parceria do empresariado e de outras secretarias, como a de Educação.

Segundo Temístocles Rocha, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação inclui também a participação dos alunos de graduação e pós-graduação, não só do ensino básico. Ele informa que o município mantém parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, na qualidade também de parque tecnológico que São Mateus se transformou.

O vice-prefeito de São Mateus, Keydson Quaresma Gomes, citou como exemplo um grupo de alunos do ensino fundamental que tomou a iniciativa de criar alternativas para o uso correto da água, visando superar sua escassez. O município criou um fundo municipal com participação das empresas para prover recursos em momentos de crise como esta que o Estado vive. “São Mateus, hoje, por lei e de fato, é um parque tecnológico”, reafirma Keydson Gomes.

O deputado Nunes (PT) ressaltou o fato de São Mateus ser o único município que tem uma secretaria voltada para a ciência e a tecnologia. “Quem sabe o município pesquise sobre soluções para a falta de água e mesmo a dessalinização de parte do Rio Cricaré, que tem seu leito invadido pelas águas do mar”, disse Nunes, lembrando ainda que os recursos para tanto já constam da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016.

O deputado Sergio Majeski (PSDB), presidente da comissão, elogiou a iniciativa de São Mateus e lembra que para se desenvolver participação efetiva em pesquisa, o aluno deve ser incentivado desde os primeiros anos de educação, assim o resultado aparece nos níveis superiores. O colegiado aprovou o convite à diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Aristeu Aguiar”, Maria Júlia Alledi de Campos, para apresentar a 4ª Semana de Ciências, Tecnologia e Inovação Social. O evento acontece no município de Alegre, a 3 de novembro de 2015.

Secom ales/noticia10

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…