Home Cidade e Região Espírito Santo Linhares: Assembléia Legislativa capixaba presta homenagem aos 50 anos da Guarda Municipal
Espírito Santo - 23 de setembro de 2015

Linhares: Assembléia Legislativa capixaba presta homenagem aos 50 anos da Guarda Municipal

 

Os 50 anos da guarda municipal de Linhares município localizado a 130 quilômetros da capital, na região norte do Estado foi tema de sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa na noite desta terça-feira (22). 30 integrantes da corporação foram homenageados com certificados de honra ao mérito em reconhecimento à importância do trabalho realizado em prol da segurança pública dos linharenses, num esforço auxiliar às atividades da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran).

A idealizadora da sessão, deputada Eliana Dadalto (PTC), citou em discurso que a guarda municipal de Linhares foi criada pelo então prefeito Antenor Elias no dia 15 de março de 1965 por meio da Lei 292. No início a corporação contava apenas com seis membros e hoje esse número é de 249, sete viaturas e nove motos.

Eliana apresentou emenda ao orçamento estadual indicando ao Poder Executivo a aquisição de uma nova viatura para a guarda de Linhares. “Isso vai reforçar o aparelhamento dessa importante força auxiliar da segurança pública do município”, destacou.

O chefe da Casa Civil do governo estadual, Paulo Roberto Ferreira, prestigiou a sessão solene e garantiu que a viatura será adquirida o mais rápido possível. “A emenda (da deputada) para a viatura já está tramitando no Palácio Anchieta. Assim que tivermos os recursos vamos adquiri-la”, garantiu.

Entre as atribuições da guarda municipal de Linhares estão zelar pelo bem público, fazer o patrulhamento escolar e rural, das vias públicas e atender ocorrências sociais. O vídeo-monitoramento, feito por 80 câmeras, também é responsabilidade da guarda a fim de combater a criminalidade. Segundo o comando da corporação, a maioria dos casos atendidos atualmente está relacionada aos acidentes de trânsito. Os profissionais também entram em ação durante calamidades públicas, como enchentes e enxurradas.

O secretário de Estado da Justiça, Eugênio Ricas, disse que a contribuição da guarda municipal de Linhares na prevenção da violência é muito importante, pois o município apresenta um considerável índice de criminalidade. “Não há força mais importante do que outra em questão de segurança pública. Quando se vê um guarda municipal fardado se vê ali a presença do Estado. A sociedade se sente protegida”.

O presidente do Conselho Interativo de Segurança de Linhares, Márcio Roney Correia, representou a Secretaria de Segurança de Linhares na sessão solene. Ele parabenizou os guardas municipais pelos 50 anos da corporação e disse que a guarda municipal luta dia e noite por uma cidade melhor. “Mas precisamos de mais apoio. Falta ainda mais viaturas e equipamentos para a guarda municipal”.

 

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…