ES: Estado tem índices de alfabetização acima da média nacional
O Estado do Espírito Santo figura com índice de analfabetismo abaixo da média nacional e entre os Estados com menor índice de analfabetos na região Sudeste, a mais rica do País. Os dados são do IBGE. Também apresenta diminuição recorde de analfabetismo, como é o caso do município de Iconha. A 8 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Alfabetização. A data foi instituída pela Unesco – órgão da ONU para a educação e cultura –, em 1967, para fomentar a alfabetização nos países pobres.
Para a deputada Luzia Toledo (PMDB), presidente da Comissão de Educação da Ales, os dados do IBGE não representa surpresa, “o Espírito Santo está na frente do Brasil em praticamente tudo, inclusive na economia e educação”, afirma. Para ela são dados importantes e é preciso continuar com as políticas públicas, principalmente para a educação.
Luzia Toledo diz que nos municípios como Dores do Rio Preto, Itaguaçu, Marilândia, onde os índices de analfabetismo são mais altos no Estado, é preciso procurar junto com as secretarias municipais desses municípios formas de trabalhar mais acentuadamente para diminuir tais índices negativos. Para tanto, a deputada lembra que é preciso contar com parcerias com a sociedade civil e com as organizações não-governamentais (ONGs).
No meio rural, principalmente, criar formas de atratividades para incentivar tanto as famílias como os professores no processo de educação infantil, para que a população tenha conhecimento igual ao oferecido na cidade, sugere.
A deputada, que é professora aposentada e dava aulas de português, dá o exemplo de atratividade aplicada com o xadrez nas escolas. Começou em Santa Maria de Jetibá e hoje faz parte da grade curricular. “Mas é preciso fazer mais uso da música, do teatro e de outras formas criativas de transmitir o conhecimento aos alunos”.
O analfabetismo no Espírito Santo está abaixo da média nacional. Os levantamentos realizados pelo IBGE nos últimos 15 anos revelam que em 2010 a taxa nacional era de 9,6%, e o Estado apresentava nível de 8,0%, pouco acima da média dos Estados que compõem a região Sudeste, que acusava índice de 5,4% (ver Tabela 2, completa). Como o índice nacional de analfabetos em 2013 caiu para 8,5%, o Estado seguiu a tendência registrando 6,6%.
O município capixaba que menos têm analfabetos é Vitória, segundo dados de 2010, divulgado pelo IBGE. Logo depois, vem Iconha com 6,5%, que, entre 2000 e 2010 diminuiu em 43,8% a quantidade de analfabetos maiores de 15 anos. Dores do Rio Preto figura como o município com maior índice de analfabetos.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…