Home Cidade e Região Espírito Santo São Mateus: município leva experiência na educação do campo para Rondônia
Espírito Santo - 2 de setembro de 2015

São Mateus: município leva experiência na educação do campo para Rondônia

 

O Município de São Mateus relatou a sua experiência com a educação do campo em Rondônia, o secretário municipal de Educação, José Roberto Gonçalves de Abreu, e o coordenador do Setor de Educação do Campo da SME, Francisco de Souza Rodrigues, estiveram na cidade de Ji-Paraná. Os dois expuseram os avanços pelos quais o município mateense tem passado na área educacional, sobretudo na educação do campo. Ações como o Plano de Fortalecimento das Escolas do Campo (Plafec), as estadias letivas (instrumento pedagógico do Plafec que possibilita a contextualização do currículo com a vida familiar do estudante), a condução de disciplinas como Agricultura e Música e os investimentos feitos pelo Município, entre outros itens, foram apresentados em Ji-Paraná.

A estratégia de São Mateus para alcançar o patamar de destaque teve como base um intenso trabalho com foco em gestão, tanto no âmbito da Secretaria de Educação, quanto das escolas. A rede de ensino municipal viu seu Ideb dos anos iniciais saltar de 3,8 em 2005 para 5,4 em 2013, atingindo a meta para 2017. Registrou também evolução no percentual de alunos com aprendizado adequado: em Português, passou de 25% em 2007 para 51% em 2013, e em Matemática, de 18% em 2007 para 44% em 2013.

Em março deste ano, devido à evolução dos índices de aprendizagem e a melhora registrada nas últimas avaliações do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), São Mateus teve o reconhecimento de mérito do Instituto Ayrton Senna pelo trabalho desenvolvido na área educacional.

Este mesmo prêmio também foi conferido ao Município de Ji-Paraná. Com isso, os municípios passaram a integrar uma rede com intuito de compartilhar experiências positivas e construir outras iniciativas para seguir avançando na qualidade de ensino. O objetivo é que as boas práticas educacionais utilizadas por essas redes municipais de ensino sirvam de modelo para outras cidades brasileiras, ajudando diversas secretarias do País a também melhorarem seus índices educacionais.

Secom/noticia10

Check Also

Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo

O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…