Diamantina: População reivindica parque tecnológico no Jequitinhonha
A implementação de um parque tecnológico que promova a interação entre instituições de ensino, o poder público e a iniciativa privada foi uma das principais demandas apresentadas durante a segunda fase do Fórum Regional de Governo do Alto Jequitinhonha, realizada em Diamantina na última quarta-feira (26/8/15). Representantes de 24 municípios definiram as ações prioritárias para a região durante o encontro, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que tem o objetivo de definir coletivamente as ações governamentais que devem ser priorizadas nos próximos anos.
Conforme explicou Juan Pedro Roa, diretor do Centro de Inovação Tecnológica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a instalação do parque tecnológico já foi autorizada, em um terreno de 56 hectares vizinho ao Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Diamantina. O início das obras está previsto para este ano.
O parque teria como principal eixo de ação a indústria aeronáutica, uma vez que Diamantina é um polo de manutenção de aeronaves e de produção de biocombustíveis aeroespaciais. A universidade e institutos de tecnologia contribuiriam com a formação de mão de obra qualificada e na capilarização das ações do Estado, o que resultaria no desenvolvimento do setor e até mesmo na expansão das atividades do aeroporto, com a integração de novas rotas regionais.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…