ES: Audiência pública debate a escravidão de negros no Estado
Nesta terça-feira (18), às 19 horas, o plenário Dirceu Cardoso será palco de debate sobre a escravidão de negros no Espírito Santo. O tema será tratado em audiência pública organizada pela Subcomissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES – SEVENB) em parceria com a Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa.
O evento contará com a presença de autoridades, pesquisadores, representantes de comunidades quilombolas e de religiões de matriz africana. Segundo o presidente da Subcomissão e da Comissão de Igualdade Racial da Seccional, José Roberto de Andrade, a ideia é promover um espaço para que todos possam falar de suas experiências, “trazendo à luz fatos relevantes relacionados à escravidão negra”, com a possibilidade de que tais depoimentos sejam documentados e sirvam de base para a elaboração do relatório que está sendo produzido pela subcomissão.
“A realização da audiência na Assembleia Legislativa é de grande importância, porque existe hoje um debate nas casas legislativas e no Judiciário acerca da necessidade de constitucionalidade das políticas de ações afirmativas, razão pela qual o resgate da história do período de escravidão trará luzes sobre as barreiras de acesso ao povo negro e o racismo institucional na atualidade”, ressaltou Andrade.
Já confirmaram presença a vice-presidente da OAB-ES, Flávia Brandão Maia Perez, e membros da Subcomissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra no Brasil, entre eles, o presidente, a vice e o relator, respectivamente, José Roberto de Andrade, Patrícia Silveira e José Elias dos Santos. Também participarão do evento Wellington Barros, do Movimento Negro, e as representantes do Movimento Quilombola Dona Maria Laurinda e Dona Miúda.
Portal Brasil/noticia10
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…