Home Cidade e Região Espírito Santo ES: Casos de desaparecimento não param de crescer no Estado; Só este ano 467 pessoas sumiram
Espírito Santo - 12 de agosto de 2015

ES: Casos de desaparecimento não param de crescer no Estado; Só este ano 467 pessoas sumiram

 

Só este ano, 467 pessoas desapareceram no Espírito Santo. Muitas são crianças e adolescentes que decidem fugir de casa. Para os especialistas, está faltando diálogo entre pais e filhos e a consequência: os casos não param de crescer.

Foi o que aconteceu com João Gabriel Stein, de apenas 11 anos. Todos os dias ele vai sozinho para a escola, em Vila Velha. Mas no dia 14 de abril, o garoto não voltou para casa. Ele e outros dois amigos decidiram fugir. Desesperada, a avó buscou a ajuda da polícia. Ela fez um boletim de ocorrência e divulgou o desaparecimento nas redes sociais. Com a ajuda de fotos, as pistas começaram a aparecer.

Para o alívio de dona Glimar, João Gabriel e os amigos foram encontrados no mesmo dia, na casa da tia de um dos garotos, em Vitória. Caso solucionado, João Gabriel explicou o motivo da fuga: estava tendo problemas na escola! De acordo com a polícia, quando os casos envolvem crianças e adolescentes, a maioria decide sair de casa por conta própria. Os motivos são muitos: brigas com a família, problemas na escola e no caso das meninas, um relacionamento que não tem o consentimento dos pais.

para o psicólogo Antônio Elmo, o desejo de fugir de casa pode estar ligado à falta de estrutura familiar. Os pais devem ficar atentos a alterações de comportamento. “Os sinais são mudanças de comportamento, humor diferenciado, insônia, irritabilidade, falta de apetite e notas baixas na escola. Esses comportamentos  que fogem a normalidade anterior indicam que o jovem está sofrendo. Alguns até ameaçam fugir e é preciso levar a sério. Quase sempre aqueles que ameaçam, fogem de fato”, afirmou.

O delegado titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Lorenzo Pazolini, destaca que, em caso de desaparecimento, não é necessário esperar 24 horas para acionar a polícia. O boletim de ocorrência deve ser feito imediatamente. De acordo com ele, este ano, 384 pessoas foram encontradas e devolvidas às famílias.

com informações de Fernanda Batista

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…