Linhares: Seca no Doce obriga população comprar água e prejudica pescadores
Apesar de ser o maior rio que existe no Espírito Santo, o Rio Doce também é o que mais tem sofrido com a situação da seca no estado desde o início. A situação do Doce ficou mais notória quando, no início de julho, o rio deixou de encontrar o mar, com o fechamento da foz no lado sul da vila de Regência, em Linhares. Desde então, a situação vem trazendo inúmeras consequências para os moradores, comerciantes e pescadores da vila. Educador ambiental do Projeto Tamar e Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Carlos Sangália afirma que a água que chega às torneiras das casas, comércios e até na escola da vila é salobra e está impossibilitada de beber.
“É água salitrada. Está dando problemas de saúde na escola. Em Regência, em todos os lugares a captação tá salobra. Os alunos têm que levar a água de casa. Aumentou a venda de água mineral no supermercado, pois todo mundo têm que comprar, se quiser beber. O problema está não só questão de abastecimento. Turistas reclamam que os chuveiros estão dando choque pela questão da salinização nos tubos. A água salobra tá sendo a saída para tomar banho”, afirmou Sangália.
Os pescadores também estão sendo muito prejudicados com o fechamento da foz do Rio Doce no lado sul da vila. Com o mar entrando mais no rio, alguns peixes do estuário morrem ao encontrar a água salgada e os pescadores estão tendo dificuldades de entrar no mar. “Isso está fazendo com que a pesca fique no estuário, o que é ilegal. A outra saída norte tem cordões de areia e águas que impedem os pescadores de chegar até o mar, vai represando a água e depositando sedimentos na foz”, explica Carlos Sangália.
O presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (Agehr) Paulo Paim, afirmou que não tem conhecimento sobre a situação da água estar salobra, mas sabe que o fechamento da foz está trazendo prejuízos aos pescadores.
Linhares: Rota do cacau capixaba, o novo destino turístico que conecta cultura e sabor no Espírito Santo
O Espírito Santo ganhou um novo atrativo turístico com a criação da Rota do Cacau Capixaba…