Home Cidade e Região Bahia Mucuri: há pouco mais de um ano das eleições cenário político se define com surpresa para prefeito em 2016.
Bahia - 31 de julho de 2015

Mucuri: há pouco mais de um ano das eleições cenário político se define com surpresa para prefeito em 2016.

 

Salvo as baixas de última hora e os arranjos para estancar os egos que provavelmente ficarão aflorados por não se manterem no pelotão da elite política de Mucuri para as eleições de 2016, o quadro majoritário para as disputas parece ter sido definido. As ressalvas ficam apenas pelas composições, uma vez que alguns dos nomes que hoje são cogitados para encabeçar algumas chapas provavelmente estarão fadados minimamente a compor algum dos grupos já definidos.

Silvinho, o candidato de Paulinho de Tixa:

Depois de muitos desencontros nas informações internas do grupo do atual prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa, sobre qual nome deveria pousar a responsabilidade de tornar possível a manutenção do grupo no poder, enfim um consenso, Silvio Cleber, ou Silvinho. Primo de Paulinho, Silvinho retrata a personificação da escolha certa para ser o sucessor do atual prefeito, advogado e com grande habilidade administrativa Silvinho tem demostrado desenvoltura política principalmente a frente das secretarias por onde passou como titular da pasta.

Pesa ainda a favor do grupo o apoio e a condição de estar como base do governo do estado e governo federal, para o próximo ano obras como esgotamento sanitário e casas populares poderão impulsionar a candidatura de Silvinho dando a ele uma larga vantagem nas disputas.

Fernando Santa Marta:

Fernando Santa Marta tem conquistado espaços volumosos no cenário político mucuriense, tendo inclusive sido personagem central nas duas últimas eleições onde compôs em 2008 como vice na chapa encabeçada por Robertinho e em 2012 como personagem central do grupo de oposição sendo o candidato a prefeito. Derrotado nas duas oportunidades soube aproveitar bem o aprendizado e se consolidou como nome certo da oposição no município, visto por muitos como a alternativa para alinhar a continuidade dos avanços com uma mudança administrativa terá dois grandes reforços em 2016, os deputados Robinho e Ronaldo Carleto, ambos apoiados por Fernando em Mucuri e no caso de Robinho deputado estadual majoritário em Mucuri.

Empresário no município Fernando trará muito dessa vivencia para o debate buscando no comércio e nas insatisfações pontuais da população com a gestão de Paulinho de Tixa plataforma para sua campanha.

Dr. Carlos Simões:

Sempre com o nome em evidencia no município de Mucuri, Dr. Carlos poderá chegar um tanto enfraquecido para o pleito de 2016, vice prefeito na atual gestão, promoveu um racha com o prefeito Paulinho quando entendeu que seu nome não seria aproveitado pelo grupo como provável sucessor, Dr. Carlos que já foi tido por muitos como um forte nome para administrar Mucuri sofreu muitos desgastes políticos desde sua derrota para o próprio Paulinho em 2008 quando fora candidato pelo PSB. Entretanto caso consiga agrupar alguns apoiadores com expressão política poderá figurar novamente como forte candidato a prefeito de Mucuri.

Dr Carlos traz consigo dentre tantos outros um apelo significativo, o apelo social, trabalhando nos bastidores sua segurança partidária (está filiado ao PDT, partido de Paulinho) tem sido sondado por diversos partidos para que venha encabeçar uma das chapas majoritárias por suas siglas.

A surpresa:

Quando todos imaginavam que o quadro de postulantes ao cargo de prefeito de Mucuri já estava definido eis que surge talvez a mais bem articulada mobilização em torno de um nome já organizada pela oposição em Mucuri, desta vez não uma oposição partidária, mais sim empresários, pessoas públicas, religiosos e alguns políticos mais conservadores do município apresentaram um convite ao Capitão Anilton, para que este encabece uma das chapas postulantes ao cargo de prefeito de Mucuri.

O Capitão Anilton já está a mais de quinze anos no município de Mucuri, vem fazendo na região todas as suas conquistas de patente como militar e tem um enorme apelo popular, sendo uma unanimidade quando se trata de postura humana no exercício da profissão, características que lhe valeram dentre muitas honras o convite para ser esse nome, essa terceira via para a o cargo de prefeito de Mucuri. Ainda sem partido e com a prerrogativa de poder se filiar a três meses das eleições o capitão Anilton vem sendo sondado por diversos partidos, certo mesmo é que o nome do Capitão Anilton chega em um momento de crise na política com possibilidades reais de agregar novamente credibilidade por parte do eleitor.

Depois deste cenário apresentado, cenário este que poderá sofrer algumas alterações, o portal NOTICIA10 abre uma enquete para fazer assim uma primeira parcial aberta das intenções de voto para prefeito de Mucuri. Na página inicial ao final da coluna direita estará disponível os nomes de Silvinho, Dr. Carlos, Fernando Santa Marta e Capitão Anilton para que o nosso leitor possa nos fornecer a sua opinião.

Check Also

Mucuri: Município realiza ação de conscientização para a saúde masculina no Novembro Azul

A Praça João Carletti, em Itabatan, distrito de Mucuri, foi palco de um evento dedicado à …