Home Segurança pública Polícia MG: estudo aponta que maioria dos presos do Estado é reincidente.
Polícia - 29 de julho de 2015

MG: estudo aponta que maioria dos presos do Estado é reincidente.

 

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Segurança Pública da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Cepesp/PUC Minas) indica que mais da metade dos presos no estado é reincidente. A socióloga e pesquisadora do Cepesp, Roberta Fernandes Santos, explica que acompanhou casos de condenados pela Justiça e monitorou registros da Polícia Civil para saber quantos indivíduos foram presos novamente, e em quanto tempo. As conclusões apontam para uma taxa de reincidência de 51,4%.

O estudo revelou também que a idade do indivíduo é um fator determinante para que ele volte a cometer crimes: quanto mais jovem o preso, maior a probabilidade de ele reincidir. Segundo Santos, o atual modelo prisional brasileiro é pouco efetivo na reintegração do detento à comunidade. “Não há nenhum estado brasileiro que acompanhe o egresso pelo tempo necessário para que ele volte a exercer sua cidadania, ou comece a exercer sua cidadania sem recorrer a práticas criminosas”, defende a pesquisadora. Dados levantados indicam que, considerando aqueles que saíram da prisão depois de cumprir toda sua condenação, a probabilidade de cometer outro crime chega a 97,5%, uma taxa superior à dos presos que conseguiram liberdade condicional.

O coordenador especial de prevenção à criminalidade da Secretaria do Estado de Defesa Social (Seds), Talles Andrade de Souza, afirma que sistema prisional de Minas Gerais conta com um programa de inclusão social de egressos, mas os ex-presidiários ainda enfrentam muitas dificuldades para se reintegrar à sociedade. “O atestado de antecedentes criminais ainda é uma realidade que cria obstáculos para a contratação dessas pessoas”, exemplifica.

Check Also

São Mateus: Há 20 dias das eleições, pesquisa aponta Carlinhos Lyrio como favorito para prefeito

Há 20 dias das eleições municipais, o candidato Carlinhos Lyrio (Republicanos) desponta co…